Três dias de festa em homenagem a São Sebastião em Ilhéus


Puxada do Mastro de S. Sebastião, domingo, é o destaque da programação


Fotos: Clodoaldo Ribeiro, arquivo da Prefeitura de Ilhéus

 

A tradicional festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, que acontece todos os anos em Ilhéus, será neste final de semana (dias 11, 12 e 13). A expectativa é que a Estância Hidromineral de Olivença, zona sul do município, atraia milhares de ilheenses e turistas para prestigiar o evento, já que a cidade está com quase 100% de ocupação da rede hoteleira.

A programação começa na sexta-feira (11), com desfile cultural às 16 horas. Logo após, acontece a cerimônia de hasteamento das bandeiras, missa e acendimento do fogo simbólico. No sábado (12), a programação inclui missa em homenagem a São Sebastião, às 19h30, seguida de apresentações culturais e indígenas, cortejo dos mascarados e show musical, a partir das 21 horas, na Praça Cláudio Magalhães, com as atrações regionais Pagofunk e Batuque Bom.

Os festejos começam cedo no domingo (13), com alvorada às 5 horas e rituais religiosos e indígenas em frente à paróquia de Nossa Senhora da Escada, organizados por puxadores do mastro. Às 7 horas, será oferecida feijoada aos machadeiros, antes da saída deles para a mata de Ipanema, em Olivença, em busca do mastro. A partir das 16 horas, inicia o show musical na Praça Cláudio de Magalhães, com as bandas Kavunje e Realce e às 17 horas estão programadas a chegada do mastro e solenidade do arreamento de bandeiras e o apagar do fogo simbólico.

Calendário turístico ­- O evento é realizado pela Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Turismo e Esporte (Setur) e Cultura (Secult) em parceria com Associação dos Machadeiros de Olivença. A festa inicia com o ritual da escolha da árvore, para que no segundo domingo de janeiro seja transformada em mastro e integra o calendário oficial turístico da cidade.