Tribunal lança “Eleitor do Futuro” e foca em recadastramento biométrico



Edivaldo Rocha Rotondano, presidente do TRE

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, e o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, assinam, nesta quinta-feira (3), às 10h30min, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), convênio para implementação do projeto Eleitor do Futuro e para acelerar o processo de recadastramento biométrico dos eleitores da cidade, que votam na 27ª e 28ª zonas eleitorais. O trabalho visa evitar o cancelamento do título de milhares de pessoas que ainda não realizaram o procedimento no município, o quarto colégio eleitoral do estado.

Em Itabuna, o procedimento é ordinário. Nesta modalidade não há obrigatoriedade e os eleitores comparecem, espontaneamente, aos postos de atendimento. Atualmente, dos 149.024 eleitores pertencentes às 27ª e 28ª Zonas Eleitorais de Itabuna, incluindo os eleitores de Jussari, apenas 15.727 (10,55 %) já coletaram as digitais.

O objetivo principal da biometria é garantir ainda mais segurança na hora de votar. O recadastramento biométrico é um processo simples e está dividido em cinco etapas: coleta das digitais, registro fotográfico, assinatura digital, revisão dos dados cadastrais e reimpressão de novo título. Os eleitores itabunenses podem fazer o recadastramento biométrico de segunda a sexta-feira, no cartório da 27ª e 28ª zonas eleitorais, localizado na avenida Francisco Ribeiro Júnior, 130, na área central de Itabuna.

O convênio marca as comemorações dos 85 anos de fundação do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que transferiu sua sede por três dias para Ilhéus, onde, inclusive, realiza julgamento de processos ligados a municípios do Sul da Bahia.

 Biometria em Ilhéus

O objetivo principal da biometria é garantir ainda mais segurança na hora de votar

Entre os dias 2 e 4 de agosto, a Corte Eleitoral baiana deverá acompanhar de perto o trabalho de recadastramento biométrico dos mais de 134 mil eleitores ilheenses. A intenção é evitar o cancelamento do título de 103.175 cidadãos que ainda não realizaram o procedimento no município.

De acordo com o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, a meta é biometrizar todo o eleitorado de Ilhéus até 31 de janeiro de 2018. “O prazo parece extenso, mas não é. Nós estamos sempre alertando sobre o recesso do judiciário, que acontece já em 20 de dezembro, e também sobre os prejuízos decorrentes do cancelamento do título, a exemplo da suspensão do Bolsa Família”, afirmou. Para Rotondano, o número de eleitores biometrizados em Ilhéus ainda está muito aquém do desejado (apenas 23,29%). “Nós não queremos prejudicar o eleitor, mas apenas alertar sobre a importância de o cidadão comparecer, o quanto antes, ao cartório eleitoral”, completou.

Os eleitores de Ilhéus podem fazer o recadastramento biométrico, de segunda a sexta-feira, no Fórum Eleitoral da cidade (das 8 às 18 horas), localizado na avenida Governador Roberto Santos, S/N – Esperança; na Biblioteca Pública (das 8 às 18 horas); ou no posto da Justiça Eleitoral no SAC (das 7h30 às 15h30). Dúvidas e informações podem ser obtidas por meio dos números (73) 3634-5074 / 3596.