Vacinação contra Covid-19 chega a pessoas com síndrome de Down em Itabuna


Podem ser encaminhados por entidades ou serem conduzidos por responsáveis


Camila Brito, coordenadora do setor de armazenamento das vacinas

Pessoas com Síndrome de Down, incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, já começaram a receber a primeira dose do imunizante em Itabuna. O atendimento começou nesta segunda-feira (19), na sede da Rede Frio, nos fundos do Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp). A vacinação acontece das 8 às 11 e das 13 às 16 horas.

A coordenadora da Rede Frio da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Brito, afirma que duas entidades foram autorizadas a enviar listagens com os nomes dessas pessoas. O Núcleo Aprendendo Down e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Incluídos pelo Ministério da Saúde

Mas, Camila esclarece que também serão vacinadas aqueles pessoas que chegarem por demanda espontânea, ou seja, de forma independente, sem o encaminhamento de entidades. Ela ressalta que até o momento 19 pessoas fizeram agendamento por meio do Núcleo Aprendendo Down. “Estamos aguardando a Apae fazer esse encaminhamento”, revela.

A coordenadora da Rede de Frio enfatiza que é importante lembrar que pessoas com Síndrome de Down apresentam fatores de risco para evolução mais grave da Covid-19 e foram incluídos no grupo prioritário para vacinação pelo Ministério da Saúde.