Vacinação e doação de animais no Santo Antônio em Itabuna


Mutirão para vacinar cães e gatos em Itabuna começou desde o mês passado


Foto: Roberto Santos
O Santo Antônio é o próximo bairro de Itabuna a contar, nesta quinta e sexta-feira, dias 8 e 9, com a vacinação gratuita de cães e gatos contra a raiva. A equipe da Divisão de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde estará na Praça Alice Monteiro, das 8h30min às 16h30min, imunizando pets a partir de três meses de idade. No mesmo local, haverá doação de animais domésticos.

O mutirão para vacinar cães e gatos em Itabuna começou desde o mês passado. Até agora, já foram imunizados cerca de três mil animais foram imunizados nos quatro maiores bairros da cidade: Califórnia, Fátima, Conceição e São Caetano. A ação também beneficiou donos de animais de outros bairros próximos.
A previsão, segundo adiantou a coordenadora da Divisão de Controle de Zoonoses (DNS), Ellen Gleicer, é atender o maior número de bairros, incluindo a zona rural do município. Segundo ela, a vacinação antirrábica é a única forma de prevenir a doença e manter os animais saudáveis.

“Também não podemos esquecer que a raiva canina é uma doença fatal que atinge o ser humano. Por isso, é importante redobrar os cuidados no combate e prevenção da doença”, reforça a coordenadora.

Ellen informa ainda que o número de casos da doença no Brasil tem diminuído consideravelmente por causa de campanhas realizadas anualmente, o que faz com que os animais domésticos estejam imunes.

“Em Itabuna, a Prefeitura tem antecipado a vacinação e esperamos imunizar todos os animais domésticos, principalmente das muitas famílias que não tem condições de arcar com os custos, numa clínica particular”, concluiu a coordenadora do DCZ.