Vereadora Charliane Sousa quer avançar na política de Itabuna: prefeita?


Ela diz: “ainda tem muita água para passar debaixo da ponte”


 

Charliane Sousa tomará posse como vice-presidente da Câmara

A eleição da mesa-diretora, além de mostrar novamente uma Câmara dividida em Itabuna, deu sinais de que edis preparam o terreno para 2020 – próximo pleito municipal. Um deles é a vereadora Charliane Sousa (PTB), escolhida vice-presidente da Casa. Ela tem o nome ventilado nos grupos políticos, inclusive para ocupar uma “cabeça de chapa”.

Talvez isso ocorra, porque é uma das mais veementes figuras na oposição ao atual prefeito. Sobre a eleição de 2020, já que o nome dela é tão apontado, perguntamos: seus planos incluem nova disputa para vereadora? Ou quer ser candidata a prefeita ou vice? Em entrevista ao Diário Bahia, ela inicia a resposta com um quase “mantra” entre os políticos: “ainda tem muita água para passar por baixo da ponte”.

E observa: “É inegável que haja convites informais de partidos, como também de pessoas, mas não estou pensando nisso neste momento. Creio que seja o sentimento de mudança e pela falta de lideranças que vem tomando conta da política”.

A vereadora disse ficar lisonjeada pela lembrança, fruto do seu trabalho, e completa: “Tenho mais dois anos de mandato como vereadora e estarei focada em cumprir aquilo que prometi nas eleições de 2016. Contudo, ainda é muito cedo e prematuro falar em 2020”.

 Mesa-diretora

Indagamos à edil se com a eleição dessa mesa-diretora, a Câmara está definitivamente na oposição ao governo Fernando Gomes. “Os poderes são harmônicos e independentes. Ponto final. A Câmara Municipal não existe para obedecer à prefeitura e se submeter às suas exigências. Parece óbvio, mas precisa ser dito. Mais do que falado, tem de ser um parâmetro para ser cumprido”, afirma.

Quando quisemos saber em que situação Charliane Sousa votaria a favor do governo, ela adianta: “O que for legal e republicano terá sempre meu apoio e a minha participação. Iniciativas que não cumprirem os parâmetros de legalidade, regimentalidade e constitucionalidade não terão meu apoio enquanto eu for vereadora deste Poder Legislativo”. Numa linha bastante persuasiva, elabora: “O interesse da população itabunense é o que me leva a ter essa posição combativa e independente”.

“Sem pressões”

De acordo com Charliane Souza, pretende agir na vice-presidência da mesma forma que começou seu primeiro mandato como vereadora. “Sem ceder a pressões, dando continuidade ao meu trabalho, que iniciei como primeira-secretária no biênio anterior. Ao lado do presidente eleito [Ricardo Xavier] e demais integrantes da nova mesa, o foco inicial é a reforma do nosso Regimento Interno e da Lei Orgânica do Munícipio”, assinala, seguindo um norte bem semelhante ao que Xavier já tinha mostrado, também em entrevista ao Diário Bahia.

O objetivo, diz a vereadora, é “melhorar a relação da Câmara com a sociedade, aprimorando nosso funcionamento, reduzindo custos, transformando a Casa num lugar eficiente e sem burocracia”. Tudo isso, garante, “não deixando de lado minha atuação parlamentar, sendo a voz de muitos no Poder Legislativo”.