Vigilância Sanitária dá orientações em caso de contato com óleo em banhos de mar


Turista apresentou queimaduras após ida à praia; causa é investigada


Anderson Gabriel Palmela foi à unidade de saúde após banho de mar

O empresário mineiro Anderson Gabriel Palmela, de 38 anos, procurou uma unidade de saúde na zona sul de Ilhéus com queimaduras no corpo após tomar banho de mar na Praia dos Milionários. Relatou que sentiu o incômodo ainda na água e a Vigilância de Saúde Ambiental do município investiga a relação.

Ele contou que após ir para casa e tomar banho, percebeu que os sintomas pioraram. “Meu corpo começou a coçar e queimar muito no mar. Quando cheguei em casa, no banho, a água ficou escura no chão e oleosa, mas na praia eu não vi óleo”, disse ao site Correio. Segundo ele, que horas mais tarde, foi com o secretário de Saúde, Geraldo Magela, até a praia e viu fragmento de óleo no local.

Gleidson Santana, coordenador da Vigilância de Saúde Ambiental, informou sobre as providências tomadas. “A partir da notificação desse caso, que foi isolado, a Vigilância investiga e alimenta o sistema. Acionamos o Centro de Toxicologia para informar a situação. O rapaz será encaminhado ao dermatologista que fará novos exames”.

Orientação – Enquanto as investigações buscam identificar a origem do problema, a orientação da Vigilância à população é evitar o contato com o óleo, porque existem sintomas pelo contato dermatológico, por inalação e ingestão. Diante disso, recomenda-se a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) faz recomendações para o caso de entrar em contato com o óleo: a população deve tomar cuidado ao retirar o produto. Se houver reação alérgica, ou ingestão incidental, procurar um posto de saúde mais próximo. Recomenda-se usar água e sabão, fricção mecânica e evitar retirar o produto com soluções tóxicas.

Cerca de 20 dias antes da chegada das primeiras manchas de óleo, a Prefeitura Municipal, junto à Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e órgãos ambientais, articulou uma megaoperação para controle e combate ao óleo, reunindo militares e técnicos com a participação de centena de voluntários para limpeza das praias.