Volta às aulas na rede estadual abrange 750 mil estudantes


“Estamos correndo com as licitações para construção de novas escolas”, declarou Secretário de Educação


Secretario Jerônimo Rodrigues participou da aula inaugural da rede estadual (Fotos: Claudionor Jr. (ASCOM/SEC)

 Depoimentos emocionados de estudantes, profissionais da Educação, e de familiares dos alunos marcaram a aula inaugural do ano letivo 2020, nesta segunda-feira (10), na rede estadual de ensino. A aula aconteceu no Instituto Anísio Teixeira (IAT) e contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. A atividade foi transmitida ao vivo pela TVE e redes sociais da Educação Bahia. A rede conta com 750 mil estudantes.

Ao dar as boas-vindas a todos, o secretário Jerônimo Rodrigues afirmou que o ano letivo na rede estadual é dedicado a reverenciar o legado e a memória do educador baiano Anísio Teixeira, que completa 120 anos de nascimento, em 2020. Tal homenagem será por meio do projeto 2020: Ano Anísio Teixeira.

Jerônimo destacou a importância do envolvimento de todos pela melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “Neste momento somos todos pela educação da Bahia, e o nosso desejo é de fazermos todos os esforços para promover a qualidade da educação que os estudantes merecem”, declarou.

A aula inaugural aconteceu no Instituto Anísio Teixeira (IAT)

Novas escolas

Ainda segundo Jerônimo, os esforços são para tornar a escola atraente para os discentes. Além dos estudantes que estão na rede estadual, há preocupação com aqueles que estão fora. Por isso, está entre os focos a escola atrativa e inclusiva, pensando também na Educação Especial, na Educação Indígena, Quilombola e do Campo.

“Em 2020 queremos a consolidação da Educação Baiana. Estamos correndo com as licitações para construção de novas escolas, chamando mais professores e coordenadores pedagógicos e ampliando as escolas da Educação em Tempo Integral. A ideia é seguir de fato os ensinamentos do educador Anísio Teixeira, onde os alunos aprendem com uma formação completa fazendo pesquisa e arte”, completou.