Poucas pessoas sabem, mas o bairro Santa Inês, em Itabuna, é morada de uma expressiva promessa no Jiu-Jítsu brasileiro. O jovem André Anunciação dos Santos, de 16 anos, praticante da modalidade há quatro, já conquistou um campeonato mundial, na categoria “juvenil meio-pesado”, no Espírito Santo; venceu a disputa Norte-Nordeste, em Salvador, e um campeonato baiano, na categoria média. No próximo dia 20 de janeiro, participará do Campeonato Sul-americano de Jiu-Jítsu.
André tem 1,85m de altura, está no 3º ano do Ensino Médio, treina diariamente cerca de três horas e sonha em ser um competidor profissional, inclusive em outros países. Por enquanto, ele conta com uma ajuda de custo dada pelo amigo Thiago Domingos. E o desejo de crescer nas disputas foi abraçado por dois parceiros: a Simetria Fight, onde ele treina sob a liderança do também atleta Miquéias Bezerra, e a academia Hebreus Fitness, onde pratica musculação e recebe orientações do Coach Fitness Manoel do Carmo.
Uma das lições recebidas por ele no dia a dia é para que una treino a educação. “O esporte passa, mas o conhecimento não”, ensina Manoel a André. Entre os segredos para o sucesso na caminhada, aconselha Manoel, é somar treino, alimentação balanceada e patrocínio. André é um atleta natural, ou seja, não faz uso de suplementos, não bebe, não fuma e busca apoio também para ter uma alimentação adequada.
“Quero focar nesses meninos, tratá-los como referência para incentivar outros atletas a treinarem e competirem. Estou enxergando uma geração que pode mudar gerações”, conta o “Coach”, sobre a equipe incentivada pela “Hebreus”.