Desde 2007 que a nossa Itabuna é palco de um movimento que tem servido de exemplo para outras cidades, a campanha Cidade Azul, com essa cor tomando conta de vários prédios e espaços públicos, como símbolo da campanha de prevenção do diabetes. A campanha já foi deflagrada e durará todo o mês de novembro, sendo que o dia 23 de novembro será o mais importante, quando estará sendo realizado o Mutirão do Diabetes com as pessoas tendo a oportunidade de realizar alguns exames e tratamento e, esse evento, já faz parte do calendário da Federação Internacional do Diabetes. À frente desse louvável movimento encontra-se o oftalmologista Dr. Rafael Andrade, entusiasta, grande incentivador e capacidade de atrair importantes colaboradores, já que ninguém faz nada sozinho, na realização de uma campanha que só traz inúmeros benefícios para a população.
O diabetes é uma doença crônica que está aumentando, no mundo todo e que pode, caso não seja diagnosticada a tempo e receber os devidos tratamentos, causar sérios prejuízos à saúde; são várias as suas consequências, mas poderíamos resumir as três que mais ocorrem e que maiores danos causam ao paciente, como a queda, ou mesmo, a perda da visão; o envolvimento dos rins, podendo conduzir a um quadro de falência renal que pode evoluir para a necessidade de um tratamento substitutivo da função renal, ou seja, os procedimentos dialíticos e, finalmente, os diferentes sintomas que envolvem a circulação periférica exigindo, em alguns casos, a amputação de alguns membros.
Mas o novembro azul também é dedicado à prevenção do câncer da próstata e, na campanha deste ano, a Sociedade Brasileira de Urologia lançou o lema “Seja Herói De Sua Saúde”, incentivando os homens, a partir dos 40 ou dos 50 anos, a depender do caso, a uma vez por ano, submeter-se a um rápido toque retal, que pode oferecer algumas informações e, também, realizar um exame de sangue chamado PSA. Essas medidas simples e acessíveis poderão detectar um câncer prostático no início, o que facilitará uma das formas de tratamento e salvar vidas.
Calcula-se que cerca de 41 homens morram, por dia, em decorrência do câncer da próstata e de que 03 milhões convivam com a doença, no mundo todo. Em cada grupo de 06 homens maiores de 40-50 anos, um tem ou terá câncer de próstata. Os órgãos envolvidos nessa campanha, a exemplo da Sociedade Brasileira de Urologia, estão convocando todos os seus membros a divulgarem o objetivo da campanha, que tem o dia 17 de novembro como o “Dia Mundial De Combate Ao Câncer De Próstata”. Essa campanha teve início em 2003, na Austrália, tendo aportado no Brasil a partir de 2008 e, certamente, já permitiu a cura ou, pelo menos, o tratamento de uma doença que faz parte do processo do envelhecimento.
Temos, portanto, um mês de novembro bastante movimentado e tendo a cor azul como chamamento e os seus responsáveis esperam uma adesão maciça, pois, afinal de contas, está-se buscando o diagnóstico e o tratamento de doenças que são responsáveis por alta taxa de morbi-mortalidade. Vamos, pois, com muito entusiasmo, participar desses dois importantes eventos.