O brilho do medalhista olímpico Isaquias Queiroz na canoagem está cheio de reflexos na terra natal dele, Ubaitaba. Cinco representantes da cidade conquistaram medalhas no Campeonato Brasileiros de Canoagem Maratona. A competição ocorreu no último final de semana, em Brasília, e o resultado assegura vagas para o Mundial da modalidade, entre 07 e 10 de setembro, na África do Sul.
Além dos conterrâneos de Isaquias, outros quatro atletas de Itacaré lograram o mesmo êxito e poderão mostrar seu talento no país do saudoso Nelson Mandela. As duas cidades sul-baianas enviaram 48 desportistas para a disputa na capital federal –delegações que trouxeram 54 medalhas – 21 de ouro, 17 de prata e 16 de bronze.
Os 25 atletas de Ubaitaba, pertencentes à Associação Cacaueira de Canoagem, ganharam 33 medalhas, a maior quantidade da competição. Por isso, receberam o título de equipe campeã do Campeonato Brasileiro 2017. A equipe de Itacaré, por sua vez, colocou 21 medalhas no peito.
O referido Campeonato é promovido pela Federação Brasiliense de Canoagem, sob supervisão da Confederação Brasileira.
Para ir a Brasília, os atletas sul-baianos contaram com um ônibus cedido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre).