O I Encontro Baiano de Goalball e o I Campeonato Baiano de Goalball acontecem até sábado (27) em Itabuna. Nesta sexta-feira a partir de 18 horas e no sábado às 8 horas, no Galpão do Handebol (avenida Manoel Chaves, S/N, Bairro São Caetano).
Os eventos, que estimulam a prática esportiva entre cegos, são promovidos pelo Núcleo de Esporte Adaptado Brilhar (NEAB), em parceria com o Projeto de Extensão “Pintando o Esporte”, da Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz).
Segundo os organizadores, o objetivo é “fomentar o Goalball como modalidade esportiva para pessoas com deficiência visual, além de oportunizar a troca de experiência e conhecimentos entre praticantes, estudantes e Professores de Educação Física”.
A programação inclui uma oficina de Arbitragem, ministrada pela professora Edite Duval (Árbitra Regional da Confederação Brasileira de Deficientes Visuais – CBDV) e uma oficina de Treinamento Esportivo, conduzida pelo professor Roger Scherer (Preparador Físico da Seleção Brasileira Feminina de Goalball).
Os estudantes e profissionais foram capacitados para atuar durante a competição vivenciando as diferentes possibilidades da arbitragem, do papel do técnico, auxiliar técnico e staff.
Os jogos, abertos ao público com entrada gratuita, reúnem equipes masculinas e femininas de Itabuna, Jequié, Santo Antônio de Jesus e Salvador.