A caminhada do prefeito Augusto Castro (PSD) em busca da inédita e tão sonhada reeleição chega ao auge nesta terça-feira (30). Ao contrário do que foi confirmado ao Diário Bahia em semanas anteriores, o ato foi antecipado em quatro dias.
Possivelmente, para assegurar a presença dos “caras altas” da coligação. Um deles, obviamente, é o mandatário-mor do estado, governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Com voz rouca e tom de quem busca aliados com chamego, ele já sinalizava lá atrás o desejo de marchar de mãos dadas com o gestor itabunense na campanha deste 2024.
Por gratidão
O governador deixou claro que, nos pleitos municipais, demonstraria gratidão aos prefeitos que acreditaram nele no pleito de 2022.
Ali, pesquisas lhes sinalizavam cenário desfavorável. Mas o PSD, que estava no barco do petista desde o começo, obviamente esperava retribuição.
É por isso que o senador Otto Alencar, principal liderança da legenda, deverá estar na convenção, marcada para começar às 16h55min, no Centro de Cultura Adonias Filho. Segundo o comandante do grupo em nível local, Alcântara Pellegrini, a valsa dos pretensos campeões (para prefeito, vice e vereadores) tem em torno de 15 pares (ops, partidos).
As faces e respectivos números, porém, só serão conhecidos no templo da Cultura que hoje vira templo da Política.
Ah! Ao que tudo indica mais um nome é esperado com tooooodo carinho: o do ex-prefeito Nilton Azevedo. Afinal, ele deve estar se sentindo um tanto abandonado pela turma de ACM Neto, vice-presidente nacional do União Brasil.
A esperança do prefeito, certamente, é que o carismático ex-quase-futuro-aliado Azevedo lhe mire o olho verde e grite para a plateia: “Ei, agora o capitão é Augusto”.