Toda mercadoria tem o seu valor, que pode ser medido em dinheiro. Um quilo de feijão tem um valor que, medido em dinheiro, isto é, seu preço, é 2 reais, por exemplo. Geralmente se fala em valor de uma mercadoria através de seu preço, isto é, através de sua medida em dinheiro, assim como se fala da distância entre Ilhéus e Itabuna através de sua medida em quilômetros. Mas, assim como a distância entre Itabuna e Ilhéus pode ser expressa em outras medidas, como seis horas de caminhada ou 3 horas de bicicleta, assim também o valor de uma mercadoria pode ser expresso em outras medidas. Por exemplo, um quilo de feijão pode custar menos do que três passes de ônibus urbano, ou duas latas de coca-cola. O certo é que a gente não pode confundir valor da mercadoria, com o seu preço, que é sua medida em dinheiro; como também não pode confundir a distância de Ilhéus a Itabuna com quilômetros, que é apenas uma maneira de medi-la. Mas, se o valor da mercadoria não é seu preço, o que é então o valor da mercadoria? O valor de qualquer mercadoria é o tempo social de trabalho gasto para produzir essa mercadoria. Se um operário da Pênalty gasta socialmente uma hora de trabalho para produzir uma bola de futebol e se um operário da Trifil gasta também uma hora social para fazer uma camisa, então o valor da bola e o valor da camisa são iguais, supondo que o valor dos equipamentos e das matérias-primas sejam iguais. Se você medir esse valor em dinheiro, elas terão o mesmo preço. Por isso, o valor de uma mercadoria é o tempo social de trabalho gasto para produzi-la, enquanto o preço dessa mercadoria é o seu valor expresso em dinheiro. O discurso do preço não é o discurso do valor.