Itabunense leva coleção de troféus a estreia internacional na natação



????????????????????????????????????
Promessa para as Olimpíadas, Ísis nada desde os 3 anos de idade (Fotos: Oziel Aragão)

 

Por Celina Santos

 

O mês de abril promete ser marcante para a itabunense Ísis da Silva Rosário. Para começar, dia 11 ela completará 15 anos; cinco dias depois, estreará numa disputa internacional – o Campeonato Sul-americano, na Colômbia. A menina, campeã nacional em 2016 pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), passou por uma seletiva para integrar a seleção brasileira.

Mas a coleção de troféus, só no ano passado, soma 21, entre campeonatos estaduais e nacionais. Conforme a FBDA (Federação Baiana de Desportos Aquáticos), Ísis ficou em terceiro lugar na classificação geral e em primeiro na categoria infantil (até 14 anos). Tais resultados fazem a menina, que nada desde os três anos, traçar objetivos bem definidos: “Quero vencer o sul-americano, o mundial e quero chegar na Olimpíada”.

A atleta itabunense faz parte da equipe do CISO. Até os 10 anos, competia apenas em piscinas. Daí em diante, também nas maratonas, onde está a preferência dela. “Eu me sinto mais confortável nas maratonas”, revela, empolgada com a liberdade proporcionada pela “imensidão do mar”.

Treinamento e patrocínio

????????????????????????????????????
Ísis reforça os treinos de natação numa academia e não perde o foco

Durante as férias, treina todos os dias, pela manhã e à tarde, num total de seis horas. Quando recomeçarem as aulas, ficará dedicada à natação durante 4h30min, nos dois turnos. Há, também, um trabalho de musculação. Ufa! O ritmo segue intenso. Afinal, antes de sair do Brasil, terá duas disputas: etapas do campeonato brasileiro e do baiano 2017. Enquanto isso, está no 1º ano do ensino médio e pretende ser veterinária – em paralelo à natação, é claro.

Para embalar os inúmeros planos, Ísis tem o patrocínio da Clínica Sono Diagnóstico e (na medida do possível) do pai, o técnico em refrigeração José Luís Rosário. Mas, a exemplo da maioria dos desportistas brasileiros, segue na expectativa de conseguir mais apoios. Precisa custear viagens (a piscina de 50 metros mais próxima fica em Valença), material esportivo de preço elevado, entre outras despesas.

Os interessados em contribuir com a carreira dessa talentosa nadadora podem telefonar para (73) 98160-4949 (Zildete) e 99103-2002 (José Luís).