O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, recebeu no Gabinete do Centro Administrativo Firmino Alves, na tarde de terça-feira, dia 13, o prefeito eleito Fernando Gomes Oliveira e os membros por ele indicados para a Comissão de Transição de Governo do Município de Itabuna (CTGMI). Após a leitura da Portaria nº 003/2016, da Controladoria Geral do Município (CGM), pelo diretor de controle interno Alex Santos de Souza, o documento foi assinado para sua publicação na edição eletrônica do Diário Oficial do Município desta quarta-feira.
De acordo com o prefeito Claudevane Leite, é importante que o próximo gestor saiba o que está em andamento, o status em que está cada projeto, os convênios com os governos Federal e Estadual, a situação econômica do município.
“O mais importante é que a partir de janeiro, as pessoas não enfrentem problemas com a mudança de gestores. A escola tem que funcionar, o posto médico tem que funcionar, o serviço de limpeza tem que funcionar”, afirmou Claudevane Leite.
A comissão
O secretário da CTGMI, Alex Santos de Souza, explicou aos jornalistas durante entrevista como se dará todo o procedimento, que foi iniciado internamente no meio do ano, em cumprimento à legislação e às normas do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA). Qualquer cidadão poderá acompanhar através de uma página criada na internet (www.transicaodegovernoitabuna.blogspot.com.br) onde estão centralizadas as informações. A comissão é presidida pelo Controlador Geral Oton Matos.
Ele disse que a transição de governo é ato administrativo importante que merece a cooperação de todos para que a cidade seja bem administrada, a partir do planejamento que a transição oferece aos gestores. O secretário municipal de Fazenda, Marcos Cerqueira, foi indicado como interlocutor da atual administração junto à CTGMI. Também em entrevistas, ele realçou as ações executadas por sua administração em favor da população, citando como exemplo a recuperação do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.
Pela atual administração municipal são membros: Oton de Souza Matos, controlador Geral do Município e responsável pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo; Alex Santos de Souza, Diretor de Controle Interno; Esdras Moura de Almeida, presidente da Comissão Permanente de Controle Interno; Marcos Antonio Nascimento Cerqueira, secretário de Fazenda; Mariana Duarte Alcântara Teixeira, secretária da Administração; Mateus Santiago Santos Silva, Procurador Geral do Município; e Antonio Carlos Jovita, Departamento de Contabilidade. Ainda, Eric Thadeu Nascimento Souza. Jaqueline Santana Silva; Moaci Ramos Bonina; Genilda Santana Oliveira.
Foram indicados pelo prefeito eleito: Luiz Fernando Maron Guarnieri, interlocutor; Maria Alice Araújo Pereira; Anorina Smith Lima; Cristopher Sérgio Santos Silva; Florisvaldo Nascimento Monteiro; Jader Martins Guedes, Pedro Augusto Vivas dos Santos e Luiz dos Santos Ferreira.