EMASA e Bauminas capacita operadores das Estações de Tratamento de Água


Outros pontos abordados foram relativos aos cuidados no manuseio dos produtos químicos


Um treinamento foi ministrado na manhã de hoje, dia 20, no auditório da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), pelo químico Rinaldo Lima, da Bauminas Águas, empresa fornecedora de coagulantes para o tratamento de água e efluentes, para os operadores das estações de tratamento de água. Buscou capacitar os profissionais na manipulação de produtos químicos e na operação de equipamentos como filtros e decantadores.

Segundo Lima, os operadores estão na ponta e têm que ter a percepção para identificar algum tipo de alteração e relatar ao técnico responsável. “O operador é o sujeito de suma importância no processo de tratamento da água, pois sua assimilação pode identificar qualquer alteração na água, como cheiro ou coloração”, salientou o químico da Bauminas.

Outros pontos abordados foram relativos aos cuidados no manuseio dos produtos químicos e a ética no trabalho cotidiano. “É imprescindível o cuidado na manipulação dos ingredientes químicos. Além disso, a responsabilidade em relatar a informação correta para o técnico fazer o certo, porque esse trabalho envolve o bem-comum de toda população”, advertiu Reinaldo Lima.

Para o gerente técnico da EMASA, João Bitencourt, a capacitação dos operadores das Estações de Tratamento de Água (ETA) é fundamental para aprimorar as operações de processamento da água bruta e a qualidade do que é servido aos itabunenses.

“Esse tipo de treinamento quando os operadores das estações são capacitados, além de conscientizar para os cuidados com os produtos químicos no dia a dia, promove o conhecimento. Além disso, garante o aprimoramento e a qualidade da água tratada que levamos a população”, disse João Bitencourt.