Ronda Maria da Penha também em Itabuna



DSC00196
Foto: Vanusa de Jesus (Diário da Bahia)

O governador Rui Costa anunciou hoje, 29, novas ações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia no combate à violência e à criminalidade no estado. O anúncio foi feito na reunião itinerante do Programa Pacto Pela Vida, realizada no condomínio Cidadelle House, na saída de Itabuna.

Em entrevista ao Diário Bahia, o governador disse que está estabelecido um prazo de 30 dias para que o Programa Ronda Maria da Penha seja desenvolvido em Itabuna e demais cidades da região, a exemplo de Salvador, onde os resultados são positivos.

A Ronda é para prevenir e reprimir atos de violações de dignidade do gênero feminino no enfrentamento à violência doméstica e familiar; garantir o cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência; a dissuasão e repressão ao descumprimento de ordem judicial; e o encaminhamento das vítimas à Rede de Atendimento à Mulher vítima de violência doméstica no âmbito municipal ou estadual.

Na mesma entrevista, Rui Costa e a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Maria do Socorro Santiago, informaram que até abril será iniciada a construção de mais um módulo do novo Fórum de Itabuna, nas proximidades do Hospital de Base. Outra notícia dada pelo governador é a instalação de videoaudiências judiciais (para evitar o deslocamento de presos), bem como a Casa de Acolhimento ao Menor.