Itabuna: campanha supera meta e doa mais de 1.500 quilos de alimentos



Voluntários que não medem esforços para ajudar o próximo

O Mutirão de Natal, promovido pela igreja Adventista do Sétimo Dia do bairro Novo São Caetano, em Itabuna, superou as expectativas dos organizadores. Iniciada em outubro, a campanha tinha o objetivo de arrecadar 1.300 quilos de alimentos não perecíveis. No entanto, para alegria dos participantes, o total foi de 1.525 quilos. A edição de 2017 foi encerrada no último sábado (23) e beneficiou cerca de 80 famílias.

Na ocasião, a coordenadora do projeto, Edleusa Pereira de Matos, agradeceu a todos os colaboradores. “Só temos motivos para comemorar. Agradecemos primeiramente a Deus e a todos que doaram: nossos voluntários, Colégio e Curso Sistema, professor Edmundo Dourado, vereador Beto Dourado, Êxitus Veículos e Styllo Autocar. Também tivemos o apoio do Espaço Novo Tempo e de alunos da Unime e da Uesc”, detalhou.

As cestas de Natal foram entregues a famílias do Novo São Caetano, bem como de outras comunidades carentes de Itabuna. Em anos anteriores, instituições filantrópicas da cidade também foram beneficiadas, a exemplo do abrigo SOS Canto da Criança, Albergue Bezerra de Menezes e Fundação Dr. Baldoíno Lopes de Azevedo.

Além da doação de alimentos, o Mutirão também ajudou a fazer a alegria de cerca de 150 crianças, que ganharam roupas e brinquedos. Uma tarde especial, regada a brincadeiras e lanches, foi oferecida no último dia 16, no espaço “Olho da Rua”, que fica na avenida Aziz Maron, número 65. Depois de se divertir pra valer, a criançada saiu encantada do evento.

Tarde recreativa no “Olho da Rua” encantou as crianças

Solidariedade contínua

Lembrando que “a fome não tem dia e nem hora”, Edleusa de Matos convida os interessados a participarem de outros projetos realizados pela Ação Solidária Adventista do Novo São Caetano. O departamento é liderado por ela e pelo esposo, Florisvaldo Barbosa de Matos.

Com o apoio de uma equipe de voluntários, eles fazem, há 18 anos, um Sopão Solidário. Semanalmente, são doados 400 litros de sopa e mingau, além de achocolatado, pães e chás.  A entrega ocorre sempre nas noites de quarta e quinta-feira.

Uma equipe de 10 integrantes do grupo percorre as principais avenidas de Itabuna, para atender a pessoas em situação de rua. Eles também vão até os hospitais São Lucas, Cemepi, Manoel Novaes, Hospital de Base e Maternidade Ester Gomes, beneficiando quem aguarda atendimento no pronto-socorro e quem acompanha os que já estão internados.

Outra ação é a Campanha do Agasalho. Apesar de o nome indicar sua realização apenas nos meses frios, ela segue durante todo o ano. “Essa ação não se limita apenas ao inverno, porque as pessoas continuam dormindo nas ruas. E também tem as que vêm de outras cidades para os hospitais daqui. Muitas saem com pressa e não têm como trazer roupas, nem o que se cobrir ou calçar. Então a gente dá esse suporte, doando lençóis, cobertores e kits de higiene”, esclareceu Edleusa.

Os interessados em colaborar podem entrar em contato através do telefone (73) 98859-6282.