A TV Itabuna, canal com mais de 16 mil assinaturas e alcance superior a 55 mil telespectadores entre esta cidade e Ilhéus, anunciou nesta quinta-feira (17) o investimento para ampliar a programação. Pautada, essencialmente, no entretenimento, ela chega ao aniversário de 14 anos. As novidades, apresentadas pelo fundador da emissora, José Amâncio Barbosa Filho, incluem séries, reality shows, uma incubadora de produtoras (start up) e boletins de jornalismo.
Ele lembrou que a TV, fundada pela Ação Programadora de Canais e pronta para ficar 24 horas no ar, tem a meta de ser internacional. “É de Itabuna que a gente quer falar para o mundo. Nossa missão é marcar época na TV por assinatura”, apresentou Barbosinha, como é carinhosamente chamado.
Junto com a receptividade a essa ampliação, à beira dos 15 anos da TVI, ele sinalizou que vem mais por aí. “Tenho um olhar muito empreendedor das coisas; sempre estou vendo mais. Estamos lançando alguns produtos e já estou pensando em outros. Meu olhar é o melhor possível”, avaliou, em conversa com o Diário Bahia.
Time com respaldo
Boa parte das novidades anunciadas pela TVI, inclusive a incubadora de produtoras, terá à frente o renomado Kenji Yomakoshi, profissional com mais de 40 anos de experiência em TV. Ele passou, por exemplo, pela rede Manchete, pela rede Globo e foi um dos precursores do curso de Comunicação Social da Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz), que já revelou talentos Bahia e Brasil afora.
Atendendo ao convite de Barbosa Filho, Kenji deixou o distrito de Arraial D’Ajuda, no extremo-sul, para assumir mais um desafio. “Vim para construir esse novo sonho. Quero aproveitar a oferta de profissionais de comunicação e transformar a TVI numa start up de produtoras”, afirmou, no lançamento da nova TVI.
A responsável pelas séries será a cineasta Betse Di Paula, também de renome nacional, que vive hoje em Itororó e trouxe para a região a produtora Floresta Filmes. Em parceria com a TVI, conseguiu financiamento da Ancine (Agência Nacional de Cinema) na primeira produção. Ainda este ano, deve ir ao ar a série de ficção o “O Síndico”, com o ator itabunense Jailton Alves no papel principal.
Já foram finalizados alguns capítulos, como “piloto”, e a estreia deverá acontecer ainda este ano. “Gravamos cinco episódios, de 20 minutos, e vimos que funcionou. Tem equipe, tem gente interessada. Eu adoro esse projeto!”, conta, animada. Ainda entre as novas produções, o primeiro reality show, sobre casamento, terá à frente a comunicóloga Ludmila Garcia. O segundo reality, já anunciado, será sobre música.
Pólo para orgulhar!
Um dos presentes ao evento foi o publicitário Rui Carvalho, delegado do Sinapro (Sindicato das Agências de Propaganda) na região. Ele se mostrou encantado com o projeto de ampliação da TVI, bem à altura do pólo que é Itabuna. “Temos o maior pólo de comunicação do interior da Bahia. Isso é de orgulhar!”, assinalou, diante de jornalistas, empresários, atores, professores, advogados, entre outras classes ali representadas.
Enquanto os convidados saboreavam o café da manhã do Tarik Hotel, teve música ao vivo com a dupla de contadores de história Tuty e Zalum. Para concluir, contamos ao leitor, também, uma expressão do mestre de cerimônia Paulo Lima que certamente ficou forte entre os presentes. Sobre a TVI, cuja programação é toda da cidade, ele bem traduziu: “É uma TV da gente; cheirando a jaca!”.