Jovens itabunenses lotaram o auditório da ACI (Associação Comercial e Empresarial de Itabuna) no último sábado (3), em busca de conhecimento para empreender ou aprimorar o próprio negócio. Como primeiro fruto do evento, será realizada uma reunião nesta quinta-feira (8), às 19 horas, na sede da entidade, para a formação do núcleo de jovens empreendedores do programa Empreender da Associação. O Sebrae de Itabuna, inclusive, atua como parceiro.
Para o presidente da ACI, Sérgio Velanes, o seminário foi um marco, pois um dos pilares é exatamente o fomento ao empreendedorismo. “A Associação tem investido na capacitação de empreendedores através do Empreender, pois entende que o acaso só beneficia a quem se prepara”, declarou.
O seminário foi marcado por grande interação entre os empreendedores, palestrantes e empresários convidados, que levaram dicas de sucesso. Entre as temáticas abordadas, a psicóloga Priscila Nascimento falou sobre as ferramentas para desenvolver a inteligência emocional – auto-valorização, autoestima, empatia, auto-confiança e auto-conhecimento. “A inteligência emocional é um conceito bastante utilizado na atualidade e diz respeito a saber equilibrar as emoções no ambiente pessoal e de trabalho”, destacou.
Atendimento e finanças
Junto aos participantes, a interação foi muito grande sobre o tema da Inteligência Emocional, principalmente no que diz respeito à empatia no atendimento. Para a fisioterapeuta Elis Baracho, integrante do grupo de Mulheres Empreendedoras, o assunto fez refletir sobre “a importância de colocar em prática características de Inteligência Emocional, que influenciam positivamente no atendimento ao cliente”.
Já na palestra do empresário Franklin Bastos, o tema finanças chamou a atenção do público, porque se trata de uma temática que “a maioria das pessoas não dominam e têm dificuldades de separar as finanças pessoais das específicas de trabalho, o que tem levado muitas empresas à falência”. Ainda sobre a temática, o empresário Marcel Ribeiro, das Lojas Buriti, compartilhou seus conhecimentos sobre a área financeira.
Nas redes
O jovem Osvaldo Nascimento, que trabalha no setor de atendimento da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, elogiou a iniciativa do seminário, que contribuiu para ampliar os seus conhecimentos e futuramente retornar com os projetos da área de comunicação. “Que bom que a Associação está promovendo eventos como esse para estimular o empreendedorismo entre os jovens com conteúdos tão importantes”.
O empresário José Raimundo também participou do seminário e destacou a importância de eventos como esse para fortalecer o comércio. No final do encontro, o empresário Nelsinho Báfica, da KMS, falou sobre as estratégias específicas para melhor utilizar as redes sociais como impulsionadores de vendas do próprio negócio.
Foram apresentadas situações sobre página pessoal e profissional nas redes sociais, dicas de impulsionamento em publicações e anúncios de produtos e serviços das empresas nas redes sociais.