A importância de os pacientes diagnosticados com a Covid-19 permanecerem em isolamento, para evitação a contaminação vai além de um dever cidadão. Segundo o secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, o município já está acionando os meios jurídicos em busca da responsabilização daqueles que descumprirem o compromisso com o isolamento.
“Recebemos a denúncia de uma senhora que testou positivo e foi para dentro do supermercado. Elas [as pessoas] assinam um termo se comprometendo a ficar dentro de casa, mas quando há um desrespeito, a gente aciona o Ministério Público e vai ser acionado criminalmente”, explicou, em entrevista à TV Santa Cruz.
O secretário reforça que o paciente tem a recomendação de ficar em casa tão logo seja coletado o material para avaliar a suspeita de infecção pelo novo coronavírus. “Agora, quando é positivado, obrigatoriamente deve ficar em casa. Senão, ele é merecedor de um processo criminal. Acredito que essa população tem que ficar em casa, obedecer as orientações básicas, pra que a gente não possa ter essa explosão de contaminação. Não adianta a gente só testar e o paciente continuar a ir pra a rua”, acrescenta.