
Desde a semana anterior, os ilheenses que comparecem às sessões da Câmara de Vereadores veem o funcionamento do painel eletrônico. Ele auxilia a mesa-diretora a conduzir os trabalhos de forma fácil e segura. O sistema, que será utilizado até nas ocasiões solenes, informa sobre o quórum suficiente ou não para iniciar ou dar prosseguimento aos trabalhos.
Permite, portanto, que seja realizada a votação de proposições, atas, mesa-diretora, votações abertas ou secretas e até mesmo de assuntos que não constem na pauta do dia. O painel exibe escrita e verbalmente o resultado da votação, inclusive solicitando o voto de minerva do presidente da Casa, caso seja necessário.
Transparência e dinâmica
Cada parlamentar utiliza um dispositivo móvel, como Tablet, que permite registrar a entrada ou saída na reunião. Também por ele é possível realizar todos os tipos de votações, inclusive da mesa-diretora, solicitar a palavra durante as discussões. O painel, inclusive, conta o tempo disponível para o discurso.
Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Lukas Paiva, “a implantação do painel traz transparência e dinâmica ao plenário, e ajuda a população a acompanhar com mais clareza o posicionamento de cada parlamentar”.