Referência na arte musical, o Coro Teosópolis da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna foi declarado patrimônio artístico e cultural do município de Itabuna pela Câmara Municipal de Vereadores.
O projeto de lei que concede a honraria, apresentado pelo vereador Israel Cardoso foi aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito.
O Coro Teosópolis, atualmente sob a regência de Carolina Torquato, tem participado de diversos recitais apresentados à comunidade Itabunense, em eventos como formaturas, cerimônias religiosas e culturais, fóruns, congressos, nos mais diversos espaços como igrejas, teatros, praças públicas, hospitais , igrejas e escolas.
Ao longo dos anos tem realizado apresentações em diversos municípios baianos e na capital do estado, levando a boa música.
História
Não existe uma data precisa da organização do Coro Teosópolis, informações dão conta que no período de 1958 a 1971 já se apresentava , na época sob a regência de Aline Reis.
Foi em 1977 que o Coro Teosópolis teve sua capacidade técnica ampliada com a chegada da reconhecida maestrina Cacilda Lourenço.
Em 1988 recebeu um grande estímulo com a incorporação da maestrina e musicista Olga Ribeiro, que funda a Escola de Música Sacra de Itabuna, que dedica esforços no aperfeiçoamento das vozes dos integrantes.
Ao longo da sua marcante trajetória foi dirigido por Aline Reis, Cacilda Lourenço, Cláudio Cerqueira, Nilzete Ribeiro, Guilherme Hubner e atualmente tem a regência da maestrina Carolina Torquato.