Festa de Iemanjá une sagrado e profano em Itacaré


Programação começará às 5 horas da manhã de sábado


A festa de Iemanjá é uma tradição, em várias cidades da Bahia e do Brasil (Foto: Arquivo)

Uma mistura de fé, devoção e gratidão à Rainha das Águas. Assim será a tradicional festa de Iemanjá no município de Itacaré, neste sábado, dia 02 de fevereiro. O evento reunirá milhares de nativos e turistas e unirá de terreiros de candomblé de toda a cidade,  para saudar e reverenciar a majestade dos mares.

A festa de Iemanjá, que já faz parte do calendário turístico da cidade e da tradição do povo de Itacaré, chama a atenção pela união e organização e pela alegria dos fiéis para homenagear um dos maiores símbolos das religiões de matriz africana.

O evento é realizado pelos terreiros de candomblé, com o apoio da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura. De acordo com a programação, às 5 horas será realizada alvorada com os terreiros.

Programação e crença

A partir das 14 horas, será a vez da concentração praça do Canhão, com os devotos entregando flores e presentes para Iemanjá, seguindo com um cortejo pela cidade. Às 16 horas acontecerá o Cortejo Náutico com os barcos decorados seguindo para o alto mar para entregar as oferendas. Às 16h30min acontecerá apresentações de capoeira, encerrando o dia de festas com o show musical com a cantora Ronara Criola.

Considerada como a majestade dos mares, senhora dos oceanos e sereia sagrada, Iemanjá é um dos orixás mais seguidos, reverenciados e respeitados pelos adeptos da religião africana. Iemanjá é a rainha das águas salgadas, considerada mãe de todos os Orixás, regente absoluta dos lares, protetora da família. Chamada também como a Deusa das Pérolas, é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento do nascimento.