Pedras gigantes rolam e assustam moradores; destruídos 5 hectares de terras


Incidente no município de Guaratinga, no extremo-sul da Bahia, marcou semana com pavor


Uma montanha de rochas rolou repentinamente (Fotos/Reprodução TV Santa Cruz)

Moradores da zona rural de Guaratinga, no extremo-sul, estão assustados desde que pedras de grande dimensão rolaram repentinamente pela segunda vez. De acordo com relatos de trabalhadores nas roças de cacau, um estrondo foi ouvido por volta de 14 horas da segunda-feira (4). Às 17 horas, rochas desceram de uma altura de aproximadamente 300 metros.

“É como se fosse um raio que descesse rapidamente por uns 300 metros; é assustador”, descreve um morador, assombrado com a possibilidade de o evento se repetir e atingir casas da região. “Em segundos, já tinham rolado várias”, completa outro habitante da localidade.

A primeira vez que algo semelhante foi registrado data de maio de 2018. “Chega to tremendo; olha a fumaça”, afirma outro morador, diante de um vídeo mostrando a verdadeira avalanche de pedras.

Após estrondo, pedras rolaram de uma altura de 300 metros

Defesa Civil

Diante do acontecimento em Guaratinga, que destruiu cerca de cinco hectares de terras, integrantes da Defesa Civil orientaram moradores a não freqüentar a área atingida, bem como afastar os animais.

Além disso, um estudo de risco foi providenciado, para identificar se há possibilidade de rochas voltarem a rolar e atingir outras localidades próximas.

“No meio do caminho tinha uma pedra”: um pesadelo real em Guaratinga