Seminário destaca êxito de experiências em escolas estaduais


Núcleos de Itabuna, Eunápolis e Teixeira de Freitas mostraram resultados no encontro


Educadores e estudantes participaram do seminário voltado para a formação continuada

 Educadores, estudantes e dirigentes participaram ontem (11) do Seminário Territorial de Formação Continuada – Saberes e Fazeres, realizado em Itabuna. A atividade trouxe as experiências exitosas realizadas nas escolas dos Núcleos Territoriais de Itabuna, Eunápolis e Teixeira de Freitas, a partir da Formação Continuada para Diretores Escolares e Coordenadores Pedagógicos, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia por meio do Instituto Anísio Teixeira.

Ao todo serão realizados 12 encontros, um em cada Polo Formativo que sediou as atividades da Formação Continuada promovida pelo IAT, alcançando os 27 Territórios de Identidade. O último está previsto para acontecer em Juazeiro, no dia 11 de dezembro.

Esta ação alcança cerca de 2,3 mil profissionais da educação. Mas, o número já tende a aumentar após o início da Formação Continuada para os municípios em Regime de Colaboração. A expectativa é alcançar cerca de 6 mil profissionais da educação. Em 2020 a Formação Continuada chegará, também, a todos os professores via Educação a Distância (EaD).

Seminário Territorial contou com momentos lúdicos

Dramatizações e oficinas

Uma das experiências apresentadas no Seminário Territorial foi a do diretor Maicon Rodrigues dos Santos, do Colégio Estadual Indígena de Corumbalzinho, no município de Prado. “AGAYPIHI KUÃ: Trocar e Conhecer” é uma intervenção pedagógica que funciona como um intercâmbio entre escolas indígenas e não indígenas.

“Temos como finalidade desconstruir a imagem do indígena estereotipado, do índio de 1500. Precisamos quebrar a ideia e preconceitos de que índio é preguiçoso, primitivo e que só é índio quem vive na floresta, morando em ocas”, afirmou o diretor.

Ele lembra que para realizar o projeto, primeiro é aplicado um questionário junto aos professores e estudantes. Depois, estas intervenções acontecem por meio de palestras, dramatizações, oficinas de pintura, artesanato, comidas típicas e jogos indígenas.