Sexta-feira de greve geral contra reformas Trabalhista e da Previdência



greve certa ok
Outras mobilizações vêm acontecendo nos últimos meses, com as mesmas causas

A sexta-feira (28) está marcada para ser um dia de greve geral entre diversas categorias, em protesto contra as reformas Trabalhista, da Previdência e terceirização irrestrita dos serviços. O movimento é capitaneado pela CUT/CTB e demais entidades sindicais. Em Itabuna, o Sindicato dos Rodoviários decidiu em assembleia que não sairão da garagem e não circularão os coletivos, nem os ônibus intermunicipais e interestaduais.

Decisão semelhante envolve os bancários e comerciários. Não há certeza, porém, sobre o funcionamento do comércio. De um lado, o sindicato sustenta que as lojas não abrirão; de outro, as entidades ligadas ao segmento patronal garantem que o expediente não será interrompido.

Ainda em Itabuna, os sindicatos dos servidores municipais, agentes de saúde e de endemias informaram desde a semana anterior a adesão à paralisação. Da mesma forma, entidades atreladas aos funcionários das concessionárias de água anunciam participação no ato. Divergências entre categorias e patrões à parte, o fato é que boa parte dos serviços e setores terão o funcionamento interrompido num movimento que se convencionou chamar de Greve Geral –em municípios e estados.

Os professores das redes estadual e municipal integram outra categoria que anunciou adesão à Greve Geral (matéria abaixo).