O anúncio dos nomes da reitora da Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz), Adélia Pinheiro, para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e do deputado federal Josias Gomes (PT) para a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), completa um cenário, digamos, aprazível para a região. O sul da Bahia está, na prática, bem representado junto ao governo, com quatro secretários estaduais.
No anúncio anterior, já veio o ex-deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB) para a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Já João Carlos Oliveira (PSB), assumiu a Secretaria de Meio Ambiente.
Com resultados
Além do indiscutível prestígio demonstrado da região junto ao governo Rui Costa, cabe ressaltar que se trata de escolhas com credenciais para além de qualquer influência meramente político-partidária. Adélia Pinheiro, por exemplo, notabilizou-se à frente da Uesc em dois mandatos. A instituição, com milhares de estudantes, tem um orçamento inferior apenas aos municípios de Ilhéus e Itabuna.
Davidson Magalhães, por sua vez, ganhou indiscutível respaldo ao presidir a Bahiagás e alçá-la a uma das mais rentáveis companhias ligadas ao governo estadual. Agora, tem o desafio de viabilizar conquistas em tempos de dificuldade extrema para as pessoas se firmarem no mercado de trabalho. O apoio ao esporte é outra carência sempre apontada, pois a Bahia tem inúmeros talentos à espera de estrutura para consolidar-se na carreira.