Candidatos botam a cara na vitrine do Horário Eleitoral



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Duas vezes por dia, além das inserções candidatos terão a oportunidade de mostrar projetos (foto: Ilustrativa)

Luz, câmera, ondas sonoras, ação! É a propaganda eleitoral invadindo a “telinha” e o rádio, a partir dessa sexta-feira (25), em todo o país. Chegou a hora de os candidatos mostrarem a “cara” e “rasgarem” o verbo para tentar convencer os telespectadores- eleitores.

Em Itabuna, a campanha está fervendo. E a disputa é acirrada. Afinal, são nove candidatos na corrida pela sucessão municipal. Os “pretendentes”, que, há dias, já sobem e descem morros, trilham o caminho do voto corpo a corpo, tentam conquistar a simpatia da população.

No palanque eletrônico, a rivalidade promete esquentar o horário nobre nas casas dos itabunenses. Quem ficou com o tempo maior terá mais liberdade de expor seus projetos, como o Capitão Azevedo (PTB) e Davidson Magalhães (PCdoB).

Em uma reunião entre representantes de partidos com a juíza Rosineide Almeida de Andrade, titular da 27ª Zona Eleitoral, ficou definido que Azevedo terá direito a 2 minutos e 26 segundos, seguido de Davidson, que poderá usar 1 minuto e 46 segundos.

Em terceiro lugar no “ranking” da propaganda eleitoral obrigatória, desponta o ex-prefeito Fernando Gomes (DEM), encostadinho com Azevedo. Fernando ganhou o direito de 1 minuto e 45 segundos. Augusto Castro (PSDB) e Geraldo Simões (PT) estão “empatados”. Um minuto e 28 segundos para cada um.

Na “lanterninha” da TV e das emissoras de rádio, estão os prefeituráveis Antônio Mangabeira (PDT), com 26 segundos, Coronel Santana (PTN), com 19 segundos, Mister Cuca (PSOL), com 9 segundos e Zé Roberto (PSTU), com apenas seis segundos.

Vale ressaltar que a propaganda eleitoral encurtou um pouco esse ano. Serão apenas dois blocos de 10 minutos cada – o rádio, às 7h e às 12h; na televisão, às 13h e às 20h30min.

E é bom ir se acostumando com a “companhia” diária dos candidatos, inclusive aos domingos, até dia 29 de setembro.

 

“Comercial eleitoral”

O horário eleitoral encolheu, se comparado a 2012, mas por outro lado, as propagandas que irão ao ar durante os intervalos das programações deram uma “esticada” bem significativa. Só para início de conversa, cada candidato, dependendo da coligação, poderá ter até 21 comerciais durante o dia, como é o caso do Capitão Azevedo (PTB). O concorrente, Davidson Magalhães, aparecerá, aproximadamente, 15 vezes ao dia.

Vale destacar que, dos 70 minutos diários de comerciais nas rádios e Tvs, 40% são destinados aos candidatos a vereadores. Há mais de 360 em Itabuna.