Instalação de passarela sobre “Ilha do Jegue” em Itabuna está 90% concluída



A passarela deverá ser inaugurada em janeiro (Foto: Waldyr Gomes)

Numa operação que mobilizou oito veículos pesados, foi concluída terça-feira (26) a colocação dos quatro módulos metálicos da Passarela da Ilha do Jegue, em Itabuna. Com 140 metros de extensão, o equipamento demandou suporte de um guindaste Liebherr de 400 toneladas da Vertical e outro equipamento de apoio com capacidade para 70 toneladas da Chame Guincho.

A ação foi acompanhada pelo prefeito Fernando Gomes, mais os secretários de Administração, Dinailson Oliveira; de Desenvolvimento Urbano, Patrick Olbera Monteiro, e de Segurança, Transporte e Trânsito, Cláudio Dourado. Também compareceram engenheiros da prefeitura, da Minas Aço e centenas de curiosos que se concentraram nas duas margens do rio Cachoeira, no entorno do local.

Segundo o prefeito, a pretensão é inaugurar a passarela em janeiro. Isto porque 90% do trabalho já foi concluído. A obra, apontada entre as prioridades do governo, será complementada com a construção de uma nova ponte com quatro pistas, também sobre o rio Cachoeira, com um custo previsto de R$ 18 milhões.

Proteção para pedestres

Diretor da empresa que executa a instalação da passarela, o empresário Roberto Minas Aço considera que com a colocação dos módulos de metal, foi concluída a fase crítica do projeto. Esta envolveu a implantação das fundações e se complementa com a colocação das vigas, um processo com a mobilização de oito veículos pesados. Foram quatro dias, inclusive com a interdição do tráfego de veículos nas avenidas Firmino Alves e Mário Padre.

Ele explica que a próxima etapa prevê a colocação do piso em concreto armado, com 10 centímetros de espessura e ferragens. Para complementar, a colocação de proteção lateral nas passagens de pedestres – guarda-corpos –, além de rampas e escadas de acesso. Por fim, iluminação especial de led, além de equipamentos e mobiliário do módulo central.