Espaço Aconchego dá conforto e segurança a menores em Itabuna


Reforma contou com apoio da Rota Transportes; espaço no Mangabinha


 

A empresária Elaine Carletto ao lado de colaboradores; ela tem sido uma madrinha do espaço

O Espaço Aconchego – Casa da Criança, de Itabuna, já funciona em novas instalações, no bairro Mangabinha. A reinauguração contou com a presença do governador Rui Costa, do prefeito Fernando Gomes, do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Ângelo Coronel, da secretária de Assistência Social, Sandra Neilma, e dos empresários Paulo e Elaine Carletto, da Rota Transportes, empresa que patrocinou a obra de reforma do abrigo.

O Espaço Aconchego é uma casa de acolhimento a crianças e adolescentes que sofrem violação em seus direitos, mantida pela Prefeitura de Itabuna, através da secretaria de Assistência Social, em parceria com o juizado da Infância e Juventude. O local tem capacidade de atendimento a cerca de 25 menores. Implantado no ano passado, onde funcionava o convento da Congregação da Paixão de Jesus Cristo, o abrigo se encontrava com instalações precárias.

Nesse sentido, o prefeito Fernando Gomes e a secretária Sandra Neilma solicitaram à empresária Elaine Carletto, diretora de Desenvolvimento da Rota Transportes, que realizasse uma campanha pela reforma do espaço, a fim de proporcionar mais qualidade de vida às crianças abrigadas. De início, a Rota garantiu todo o material de construção e a Prefeitura a mão de obra necessária à obra.

Em seguida, Elaine Carletto arregimentou o apoio dos empresários José de Carvalho Peixoto, da Conlar, e de Luiz Orleans Mendonça e Elio Nascimento Filho, do Grupo Pai Mendonça, de Mariza Carletto, do Grupo Brasmoto, e do arquiteto Bruno Santa Fé, além de colaboradores e prestadores de serviço da Rota. Numa segunda etapa, conseguiu o apoio da Record TV Cabrália que encetou uma campanha pela aquisição de camas e beliches para a casa.

Agradecimentos

Ao concluir a obra e entregá-la à comunidade de Itabuna, a empresária Elaine Carletto fez questão de agradecer a todos que contribuíram com a reforma do Espaço Aconchego, a exemplo do prefeito e da secretária de Assistência Social, que lhe proporcionaram essa experiência, a todos os empresários que contribuíram com a campanha, ao juiz de Direito, Hilton de Miranda Gonçalves, à equipe gestora da casa (Valeriano Amaral Júnior, diretor da Alta Complexidade, e a psicopedagoga Silvana Bomfim), à artista plástica Valdirene Borges, e ao empenho dos pedreiros e ajudantes, “que contribuíram para materializar as nossas ideias de habitação cidadã.”

Na oportunidade, fez um agradecimento especial ao diretor-executivo da Rota, Paulo Carletto, seu esposo, a aquém se referiu como “companheiro de todas as horas, um pai admirável, amigo de todas as lutas, que, com sua simplicidade, me ensina a ser melhor”. Ela afirmou que “sem hesitar, ele abraçou a causa do Aconchego e garantiu o apoio da empresa, com o patrocínio de todo o material de construção necessário à obra.”

“Com o apoio da Rota Transportes, temos contribuído para diversos projetos sociais em Itabuna e cidades da região, nas áreas da filantropia, cultura, educação, saúde e esportes. Por tudo isso, eu digo: muito obrigado, Paulo Carletto, pelo homem que você é, pelo seu apoio a essa causa e a tantos outros projetos solidários”, declarou.

Elaine também agradeceu à diretora da Escola Carrossel, Leila Portela, que desenvolveu um projeto para arrecadação de livros e brinquedos na escola, visando estimular o sentimento de solidariedade entre os alunos e suas famílias. Todo o material arrecadado agora ilustra a bela brinquedoteca do Espaço Aconchego.

Conforme declarou, “este espaço que acolhe crianças e adolescentes, envoltas da própria realidade, me aproximou ainda mais do que podemos chamar de esperança – a esperança por uma sociedade mais justa e por um mundo melhor. O espírito de tudo isso é a constatação de que se nós fizermos um pouco pelo que está ao nosso redor; se olharmos o próximo com mais atenção e amor, a gente consegue ajudar a melhorar a realidade de muita gente, de uma cidade, do estado e do país”, acrescentou.