Após décadas, primeiro avião pousa em Itabuna


Aeródromo está pronto para vôos domésticos e UTI aérea, por exemplo


Cena inédita em Itabuna, após mais de 20 anos

Era por volta de 10h30min da manhã desta quarta-feira (8), quando a populações viu pousar o primeiro avião, depois de a pista do Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, no bairro Bananeira, ter sido reformada. Foram mais de 20 anos de interrupção. Vindo de Salvador, um táxi aéreo com dez pessoas a bordo aterrissou na pista de um quilômetro de extensão e 30 metros de largura.

O aeródromo, de uso particular, poderá ser utilizado por aviões de pequeno e médio porte. É o caso de UTI aérea, para prestar socorro a pessoas da região que precisem deslocar-se até a capital, ou demais vôos privados, sobretudo de adeptos do aeromodelismo.

O verdadeiro evento, esperado há tantos anos, contou com a presença de empresários, políticos, dirigentes de instituições públicas. Para o presidente do Aeroclube de Itabuna, Olívio Borges, os benefícios são incontáveis. Sempre animado com a causa, reitera que Itabuna terá dois momentos: antes e depois da reabertura do aeroporto,

O proprietário da R766 Aviation, Ricardo Ramos, também disse que Itabuna vive uma nova era, pois terá mais uma nova porta de entrada para o progresso. Já o presidente da OAB-Itabuna, Edmilton Carneiro, disse que o dia é de festa e para comemorar. “Fiquei emocionado quando vi a aeronave pousar aqui hoje, depois de mais de 30 anos”.