Capacitar técnicos e gestores municipais na área de gestão integrada de resíduos sólidos. Eis o objetivo de professores da UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia) ao apresentar, ontem (1º), uma proposta de curso de especialização, durante uma reunião com o secretário executivo da Amurc (Associação dos Municípios da Região Cacaueira), Luciano Veiga.
Para Luciano, a proposta da universidade vem fortalecer o projeto da Amurc, de eliminação dos lixões a partir da participação dos próprios técnicos e gestores municipais. “A parceria vem momento em que está sendo criada uma estrutura de transformação de resíduos sólidos e educação ambiental com o envolvimento dos municípios associados”, reforçou o secretário executivo.
Gerenciamento de planos
De acordo com o professor e Decano do Centro de formação e Tecnociências e Inovação daquela Universidade, Marcelo Soares Teles Santos, o curso visa dar uma visão geral de como os gestores poderiam gerar e gerenciar os planos municipais de saneamento. “A ideia é conseguir fazer com que os municípios tenham autonomia para gerar e gerenciar seus próprios planos”.
A especialização contempla a carga horária de 360 horas, com vários professores da área de resíduos sólidos, como engenheiro sanitarista, engenheiros ambientais e administradores na área de cooperativa de associações.
Engenharia ambiental
A UFSB tem, também, o curso de engenharia sanitária ambiental, o curso de logística e transporte e o curso de engenharia ambiental da sustentabilidade.
Nesse sentido, a ideia é que a infraestrutura desses cursos permita a inclusão de um curso específico na área de gestão de resíduos sólidos para municípios.