Promoções de janeiro “esquentam” o comércio de Itabuna



promoções
As promoções estão por toda parte

Por Evellin Portugal

 

Promoção, liquidação, oferta e preço baixo são palavras bastante vistas nesta época do ano. Dando apenas uma volta pela avenida do Cinquentenário, ou mesmo pelo comércio dos bairros em Itabuna, o consumidor pode constatar: está tudo mais barato. É que, tradicionalmente, janeiro é o mês das chamadas “queimas de estoque”. Por isso, tem loja oferecendo descontos de até 70% no valor dos produtos. Os destaques são para roupas, sapatos e eletrodomésticos.

Caetano
Caetano de Azevedo: “Para renovar o estoque, colocamos o preço lá em baixo”

Para dar espaço às novas mercadorias, a alternativa é “derrubar” os preços, como afirma Caetano de Azevedo, gerente de uma loja de calçados em Itabuna. “As novas coleções já estão chegando, então temos que colocar pra fora as sobras de 2016. Para poder renovar o estoque, colocamos o preço lá em baixo. Dezembro tem a  sua cara, é ‘o mês’ e sempre vendemos muitos produtos. Mas em janeiro os clientes também vêm comprar, porque sabem que os preços estarão melhores do que no mês anterior”, comparou.

Outro entrevistado pelo Diário Bahia, André de Holanda revelou que as ofertas também são uma tentativa de reaquecer o comércio, já que, após as comemorações de fim de ano, sempre há uma queda no movimento. Ele é proprietário de uma loja de tecidos e artigos para cama, mesa, banho e decoração, que tem produtos com descontos de até 50%. “Fazemos as ofertas para tentar pegar o mesmo pique do fim do ano. Geralmente nos meses de novembro e dezembro o comércio já vende bem, então não precisa fazer promoção. Em janeiro, a procura é menor, então temos que colocar atrativos para movimentar novamente”, explicou.

Alan
Alan Roniery é gerente de uma loja de calçados

A mesma opinião é compartilhada por Alan Roniery, gerente de uma loja de calçados. Para atrair a clientela, o estabelecimento em que ele trabalha realiza a promoção “compre um e leve dois”. “De janeiro até março, o comércio tem uma caída. A única forma de reaquecer é baixar os preços para atrair os clientes. Aqui na loja, o consumidor compra um produto e leva outro sem pagar nada por ele. Já é uma promoção feita há 10 anos, sempre nos meses de janeiro e julho, e faz muito sucesso”, argumentou.

Consumidor comemora

Tiago
Tiago Fagundes aproveitou as promoções de janeiro e mobiliou a casa

Enquanto os lojistas limpam os estoques, os consumidores comemoram. Quem optou por não gastar todo o dinheiro em dezembro, agora pode comprar com mais vantagens, como é o caso da jornalista Nancy Macedo. Antes do Natal, comprou apenas materiais para reformar o apartamento dela. Mas na última semana, passeando pelo Shopping Jequitibá, viu uma promoção de sapatos e não deixou passar. “Foi uma ótima oportunidade. Eu estava precisando e o valor estava muito bom”, justificou.

Quem também aproveitou as ofertas de janeiro foi o representante comercial Tiago Fagundes. Ele mudou de casa recentemente e queria móveis e eletrodomésticos novos. Esta semana, comprou tudo o que precisava numa loja que exibia preços bem mais baixos do que o comum. “Como estava numa nova casa, quis trocar os móveis também. Por trabalhar na área de vendas, sei que no início do ano sempre tem boas promoções. As lojas estão trocando as linhas, os mostruários. Produtos bons, que não deixam de ser novos, são comercializados com preços bem mais em conta. Então escolhi passar o período de Natal e Réveillon e achei os valores muito atrativos. Foi ótimo”, contou.