Faculdade de Ilhéus chega à maioridade


Direito e Odontologia estão entre os cursos de destaque da faculdade


Auditório Professora Adélia Melo (Foto Pedro Augusto)

Reconhecida como importante instituto de ensino superior no Sul da Bahia, a Faculdade de Ilhéus completa 18 anos em funcionamento, com um projeto sólido na oferta de educação com qualidade. Instalada em 2 de outubro de 2002, apenas com os cursos de Ciências Contábeis e de Administração, a Faculdade implantou mais seis cursos de graduação – Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Nutrição, Psicologia e Odontologia – e, ao longo desses anos, formou cerca de três mil profissionais aptos para a atuação no mercado de trabalho e empreendedorismo.

A Faculdade também oferece mais de dez cursos em nível de pós-graduação, em diversas áreas do conhecimento, cursos profissionalizantes, de nível técnico, além de prestar serviços gratuitos à comunidade nos setores de Saúde, do Direito, de consultoria para o empreendedorismo, entre outros.

Atualmente, a instituição implanta o nono curso de graduação superior, em Estética e Cosmética, o seu primeiro em nível de tecnologia, recentemente autorizado pelo Ministério da Educação (MEC). Isso indica que a Faculdade de Ilhéus prossegue com o projeto de expansão do ensino, sempre com foco nas demandas da sociedade.

O diretor-geral da Faculdade de Ilhéus, Almir Milanesi, considera que a instituição segue fiel ao compromisso de prestar um bom serviço à sociedade, “com um ensino eficiente para a preparação de mão de obra qualificada, com formação ética e holística, que resulte em crescimento profissional e ações sociais em prol do desenvolvimento regional.”

Início

Daury e Fátima Frisso; Almir e Sandra Milanesi

A Faculdade de Ilhéus surgiu a partir do projeto de um grupo de empreendedores capixabas (Almir e Sandra Milanesi, Daury e Fátima Frisso), comprometido com a questão cultural e educacional, que se instalou no município com a perspectiva de ampliar e dinamizar a oferta de cursos de graduação para a formação profissional na região.  O credenciamento obtido junto ao Ministério da Educação (MEC) foi autorizado pela Portaria nº 2.104, publicada no Diário Oficial da União de 19/07/2002, sob a razão social Centro de Ensino Superior de Ilhéus.

Primeira turma de Bacharéis – cursos de Administração e de Ciências Contábeis – 2006 Fachada da Faculdade de Ilhéus (Foto Victor Rezende)

As primeiras atividades foram sediadas nas dependências do Colégio Vitória, no bairro da Conquista, com os cursos de Administração e de Ciências. Desde aquele momento, os gestores iniciaram a construção da sede própria da Faculdade, na Avenida Tancredo Neves, Bairro São Francisco, na zona sul, inicialmente com 50 salas de aula, cujo projeto foi elaborado pelo arquiteto Rui Córes.

Construção da sede

A expansão institucional se consolidou com a implantação de novos cursos de graduação, em um cenário de credibilidade conquistada junto à população. O curso de Direito, por exemplo, foi instalado em 2007. No ano seguinte, foram implantados os cursos de Enfermagem e Nutrição, abrindo o segmento de atuação na área de Ciências da Saúde. Em 2012, chegou o curso de Psicologia. Em 2013, o de Odontologia, e em 2016, o de Engenharia Civil. Agora, será instalado o primeiro curso superior em nível tecnológico, a graduação em  Estética e Cosmética.

O processo de ampliação não se deu apenas com os novos cursos. A Faculdade também iniciou a construção de um novo pavilhão de salas de aula, em fase de conclusão, com o objetivo de melhor abrigar as atividades dos cursos na área de saúde, incluindo diversos laboratórios, que prestam atendimento gratuito à comunidade.

Além de proporcionar salas de aula confortáveis e climatizadas, biblioteca, área administrativa, auditório de 450 lugares, estúdio de filmagem, cantina, banheiros, elevador de acessibilidade, espaço de convivência e amplo estacionamento, a Faculdade de Ilhéus disponibiliza cerca de 20 modernos laboratórios para o aprimoramento da prática profissional dos estudantes.

Foto Pedro Augusto

A repercussão social do projeto da Faculdade torna-se ainda mais significativo já que a instituição gera, direta e indiretamente, mais de 400 empregos, e incentiva diversas ações de empreendedorismo. O diretor Almir Milanesi destaca o expressivo alcance social obtido através das ações extensionistas, de caráter gratuito e comunitário, realizadas através de todos os cursos de graduação.

Cita, como exemplo, o trabalho de assistência jurídica prestada a famílias economicamente mais vulneráveis, através do Núcleo de Prática Jurídica (Nupraj); o atendimento das clínicas de Psicologia e de Odontologia, as ações de prevenção em saúde dos cursos de Enfermagem e Nutrição; as consultorias para formação de novos negócios, entre outras iniciativas.

Pandemia

Com o advento da pandemia da Covid-19, em março deste ano, e a determinação de suspensão das aulas presenciais, a equipe da Faculdade se empenhou para implementar um sistema de aulas remotas, conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação, para dar continuidade à produção do conhecimento e do aprendizado. Desde então, as atividades acadêmicas foram sendo adaptadas à realidade do momento, de modo virtual, como medidas de prevenção e contra a disseminação do novo coronavírus.

A instituição realizou ações para contribuir com a força-tarefa, visando a contenção do avanço do coronavírus no município. Nesse sentido, adquiriu um túnel de desinfecção e o disponibilizou ao Centro de Triagem Covid-19, instalado no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, numa parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

Nesse período de isolamento social, a Faculdade fez a doação de cinco toneladas de alimentos, distribuídas entre famílias em situação de vulnerabilidade econômica, residentes nos bairros do Malhado, Conquista (Princesa Isabel e Rua do Mosquito), Nossa Senhora da Vitória, Banco da Vitória e nas comunidades de Itariri e Novo Ilhéus. Outra ação solidária foi a doação de 500 quilos de alimentos destinados a artistas locais também em situação de vulnerabilidade.