Amurc vibra com Consórcio Litoral Sul em projeto piloto para regularizar resíduos


Presidente Marcone Amaral participou do anúncio com secretário Nelson Pelegrino


Junto com demais prefeitos da região, Marcone Amaral recebeu a boa nova do secretário estadual Nelson Pelegrino (Fotos: Rodrigo Macedo)

 Nesta quinta-feira (11), o presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, participou da reunião de trabalho promovida pelo Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul em que parabenizou o secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Nelson Pelegrino, por uma notícia: o anúncio de que o CDS-LS vai aportar o projeto piloto que vai estruturar e organizar a destinação correta e o manejo dos resíduos sólidos no Território Litoral Sul.

A ação faz parte de uma determinação da Lei 12.305 de 2010, que diz sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e exige dos setores públicos e privados o gerenciamento correto dos resíduos. Durante uma apresentação, o secretário destacou que o Território Litoral Sul produz 6% dos resíduos sólidos do Estado da Bahia, sendo que apenas 15% dos municípios têm o plano Municipal de Resíduos Sólidos.

O secretário Nelson Pelegrino aposta neste projeto piloto na região como experiência exitosa a ser multiplicada em outras cidades Bahia afora

Experiência a replicar

Segundo Pelegrino, um diálogo permanente vem sendo construído na Sedur junto com os municípios, tendo em vista a necessidade de regularização em conjunto dos resíduos, principalmente nas cidades menores, abaixo de 50 mil habitantes. “A ideia é estruturar e organizar a destinação dos resíduos sólidos na região visando transformar o projeto piloto em uma experiência exitosa para ser replicada em outras cidades do Estado”, explicou.

Marcone parabenizou a iniciativa e destacou que está muito feliz em ver o interesse do Governo do Estado em tornar o Consórcio Litoral Sul aportando o projeto piloto que será exemplo para toda a Bahia. “Nós saímos extremamente otimistas, foi uma das reuniões mais produtivas direcionada para os resíduos sólidos que tivemos. Os prefeitos e prefeitas da região estão empenhados na resolução dos resíduos sólidos”.

Apelo e presenças

O presidente do CDS-LS e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, fez um apelo aos gestores de Itabuna e Ilhéus para que possam se associar, tendo em vista que a participação dos maiores municípios da região é importante na tomada de decisões em benefício do sul da Bahia.

O gestor também ressaltou que “nós prefeitos precisamos fazer o dever de casa lá no início, na coleta seletiva para que a sociedade entenda e possa replicar”. E completou: “Esse é o passo principal: começar na nossa casa, partir para os prédios públicos”.

Participaram do encontro, realizado no teatro Candinha Doria, em Itabuna, prefeitos e representantes dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Itapé, Jussari, Itajú do Colônia, Una, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Barro Preto, Ubaitaba, Aurelino Leal, Arataca, Maraú e Itapitanga. Ainda estiveram presentes representantes dos Consórcios da Mata Atlântica e do Consórcio Interfederativo de Saúde Policlínica Regional de Itabuna e Ilhéus, e o deputado Estadual Rosemberg Pinto.