Eleito presidente, Lula anuncia nova forma de governar


Foi uma eleição apertada e cheia de turbulência durante todo o dia


Dias depois de completar 77 anos, Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente do Brasil em acirrada disputa com Jair Bolsonaro, que tentou a reeleição. O petista teve 50,90 por cento dos votos contra 49,10 por cento do adversário, candidato do PL. Foi um segundo turno, neste domingo, de muita turbulência nas estradas e nas ruas, além de ataques nas redes sociais.

Em entrevista coletiva, logo depois de proclamado o resultado pela Justiça Eleitoral, Lula disse que não há dois brasis. Portanto, vai governar para todos, indistintamente. Garantiu ele que, a partir de 1° de janeiro, o Brasil passará a ser um país que respeita a democracia.

Depois da entrevista, ladeado por correligionários, incluindo o vice eleito Geraldo Alckmin, Simone Tebet e Marina Silva, o futuro presidente seguiu para a avenida Paulista, em São Paulo, onde milhares de pessoas o esperavam. Lá, ele fez um longo discurso quando, mais uma vez, revelou a maneira suave de como pretende governar o país.

Fotos: G1

Este será o terceiro mandato de Lula e deve ser o último, já que ele, durante a campanha política, disse que não é seu desejo disputar a reeleição. Quanto a Bolsonaro, candidato derrotado, ele não apareceu para dar qualquer declaração. Se trancou em casa e não recebeu ninguém.