Aeródromo de Itabuna está interditado por motivo de segurança


Operações de pouso e decolagem só depois da construção de um muro


Por motivo de segurança, as operações de pouso e decolagem no aeródromo Tertuliano Guedes de Pinho, em Itabuna, estão canceladas a partir de hoje, 27. A decisão é temporária, de acordo com Notam expedido ontem.

Tudo voltará ao normal no aeródromo itabunense, de acordo com o documento, depois de corrigidas falhas na segurança. A principal delas está no muro, inconcluso. É preciso construir a parte que falta para evitar a presença ali de moradores de áreas vizinhas, como a Bananeira.

Animais também representam perigo para as operações de pouso e decolagem das aeronaves. Sem o muro completo, fica fácil o acesso á pista de burros e cavalos, principalmente.

O aeródromo de Itabuna tem pouco tempo de reinauguração, no dia 8 de maio.

ATUALIZADA

No início da noite desta quinta-feira, 27, a direção do aeródromo divulgou a seguinte nota:

Por diversos avisos dos operadores aéreos de animais na pista, trânsito de pessoas e tentativas de vandalismo no nosso Aeródromo SWTX em Itabuna(BA), decidimos cancelar temporariamente às operações em função do muro (cerca patrimonial e operacional) estar em vários lugares danificados. Por outro lado, tentamos através de medidas mitigadoras, criar mais obstáculos que impediam a passagem de animais e pessoas tais como: vala com extensão de 1.600mts desde a cabeceira 08 até a 26 medindo 2m de profundidade com 2m de largura, colocamos blocos de concreto com cerca de 10 toneladas nas entradas dos hangares que estão totalmente abandonados e ocupados por moradores desconhecidos e que dão total acesso da área TERRA para a ÁREA AR, e por fim fizemos também cerca de arame farpado com mourões em eucalipto no sentido de coibir tais acessos, convocamos a Guarda Municipal para ajudar nas operações, no entanto, precisamos realmente do muro ou alambrado que separe o aeródromo da Comunidade da Bananeira para por fim a tal problema operacional. Assim sendo, aguardaremos à Prefeitura de Itabuna, manifestar-se quanto ao nosso pleito para liberação total da pista de pousos e decolagens.

Cordialmente,

Administração Aeródromo Tertuliano Guedes de Pinho – SWTX (Itabuna-BA)