Buscar todos os caminhos, para aproximar a comunidade da Câmara de Vereadores de Itabuna. Esta foi a tônica da entrevista coletiva concedida na manhã desta quarta-feira (8), na Sala de Comissões Técnicas, apresentando o Plano de Comunicação e Marketing da Casa. O presidente do Legislativo, Ricardo Xavier, mencionou o propósito de começar o programa “Câmara Itinerante” pela Vila de Ferradas (o berço da cidade), no segundo semestre.
“Tenho procurado administrar de forma democrática, todos os vereadores podem utilizar os recursos que nós vamos disponibilizar; vamos fazer um trabalho de consistência para os gabinetes e a divulgação, tenho certeza, será melhorada. Vamos caminhar juntos e estou aberto às críticas construtivas, para que a gente possa aperfeiçoar”, diz Xavier.
Nesse trabalho conjunto, estão previstas tanto a comunicação externa como a interna. Um primeiro projeto para atrair a comunidade, já em andamento, é o “Queremos Saber”. Realizada na última terça-feira da cada mês, a iniciativa aborda um tema que esteja em evidência na cidade, com a presença de especialistas da respectiva área.
Da rede para comunidade
Ele também apresentou a administradora Mariana Benedito, pós-graduada em Marketing, como nova assessora de Comunicação. A profissional já chegou destacando ações para dar transparência, mostrando as sessões em tempo real pelas redes sociais Facebook, Instagram e a breve vinda de um WhatsApp da Câmara. Assim também é com a alimentação constante do site (http://cmvitabuna.ba.gov.br/portal/), sempre para a população acompanhar, em tempo real, o trabalho dos vereadores.
Mariana nominou, ainda, os integrantes da equipe: Fábio Luciano, radialista, agora exercerá o papel de Relações Públicas; Claus Oliveira, jornalista, presta assessoria de imprensa; Deise Duarte, comunicóloga, responde pela parte de Rádio e TV; Gabriel de Oliveira, fotógrafo, capta as imagens das sessões e outras ações legislativas.
Além deles, Hugo Henrique Ribeiro assina o cerimonial e Manoel Messias é intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) – ambos, vale lembrar, são cargos inéditos, decorrentes do concurso público realizado em 2015.
Focando sempre na intenção de estreitar laços (Câmara-população e Câmara-demais instituições), citando os projetos de rádio web e radioescuta, Mariana declara: “É com muita honra e prazer que assumo o desafio de ajudar a transformar a imagem da Câmara. Não podemos negar que existe uma imagem negativa da política. Mas queremos reverter isso mostrando à comunidade o que está sendo feito de bom pelos vereadores”.
Abertos à fiscalização
O publicitário Rui Carvalho, da RCM Propaganda, agência de publicidade responsável pela divulgação da imagem da Casa, mencionou as peças preparadas para dar cara ao projeto. Entre elas, outdoor e anúncios em sites, blogs e jornais. O mote da campanha, bastante reflexivo, convida os itabunenses ao engajamento em torno de uma importante ideia: “Mostre a força da sua voz”.
Além de Ricardo Xavier (Cidadania23), estiveram presentes à coletiva os vereadores Babá Cearense (PHS), Chicão (PTB), Jairo Araújo (PCdoB), Nel do Bar (Cidadania23), Pastor Francisco (PRB) e Zico (PTC). Babá Cearense referiu-se a “uma Câmara muito vista, com maior celeridade”.
Já Francisco, enalteceu o valor de “trazer a população pra cobrar, porque Itabuna está muito aquém do que poderia”. Jairo Araújo, por sua vez, reforçou o quanto é essencial “abrir espaço para a população criar sentimento de pertencimento”. Afinal, parafraseando o saudoso Eduardo Anunciação, foi o “cidadão-eleitor-contribuinte” quem escolheu os edis para os respectivos cargos.