Câmeras começam a vigiar centro de Itabuna


Projeto foi desenvolvido entre CDL, ACI e Sindicom


Empresários, representantes do Poder Público Municipal e de entidades de classe (Foto: Viviane Cabral)

 

O projeto do sistema de videomonitoramento, uma das ações que contribuem para o combate à violência no centro de Itabuna, foi apresentado à classe empresarial e ao poder público na última quarta-feira (25). O assunto já foi pauta de muitas reuniões das entidades de classe da cidade.

É uma proposta desenvolvida em conjunto entre CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Itabuna, ACI (Associação Comercial e Empresarial), Sindicom (Sindicato do Comércio Varejista) e a Prefeitura Municipal de Itabuna.

De acordo com o proprietário da empresa de segurança Taurus, Wendel Atanásio, o projeto inicial já está em funcionamento na rua Paulino Vieira, com o monitoramento 24 horas e o reconhecimento de face.

Logo depois, o sistema será estendido para o Calçadão da Rui Barbosa, avenida Cinquentenário, ruas transversais, rodoviária e bairro São Caetano. “A ideia é que até o final do ano, possamos estender todo o sistema de videomonitoramento”, declarou o representante da empresa.

Extensão aos bairros

O presidente da CDL, Carlos Leahy, declarou que o projeto foi pensado e discutido desde o início do ano entre as citadas entidades. “Em seguida foi feita a parceria com a Prefeitura Municipal de Itabuna, que cedeu o espaço para a instalação dos equipamentos e estará apoiando com o efetivo da Guarda Municipal. Além disso, temos a parceria com as Polícias Civil e Militar, que estarão atuando nas intercorrências”, destacou Leahy.

Na inauguração, o prefeito Fernando Gomes declarou que o projeto atende a uma antiga reivindicação dos comerciantes, empresários e toda a população itabunense, que sofrem com a ação de infratores.

Segundo ele, “a ideia é estender o serviço de videomonitoramento aos bairros da cidade, além das creches, postos médicos, colégios e outros prédios do Poder Público, que são alvos constantes de arrombamentos”.

A implantação do sistema também foi possível a partir da parceria firmada com os comerciantes do centro da cidade. Para o presidente da ACI, Sérgio Velanes, vale destacar a iniciativa e a união das entidades que, junto aos comerciantes, buscaram a todo momento encontrar uma solução eficaz para estabelecer a segurança no centro da cidade. “Com o serviço de videomonitoramento, acreditamos que muitas ações possam ser inibidas no comércio de Itabuna”, declarou Sérgio.