Consumir frutas da estação faz bem à saúde e ao bolso



Késia Freitas
Késia Freitas é nutricionista

Escolher as frutas da época é uma boa estratégia para quem quer economizar. Como a oferta é maior, elas são facilmente encontradas em feiras livres, verdurões ou supermercados e os preços tornam-se mais acessíveis. Mas, além disso, ficam ainda mais nutritivas e saborosas quando consumidas no tempo ideal. O Diário Bahia conversou com a nutricionista e especialista em Gestão em Saúde Pública, Késia Freitas, que revelou outros benefícios de optar pelos produtos da temporada.

Segundo a profissional, a quantidade de vitaminas depende de uma série de fatores, como estágio de maturação, manipulação pós-colheita e condições de armazenamento. Mas, se tudo for realizado da maneira correta, o citado teor de vitaminas será maior na própria estação. “A fruta está em seu estado mais saudável. O clima favorece o fornecimento de nutrientes necessários para o organismo. Além disso, ela fica mais apetitosa. A cor, textura, cheiro e sabor estão em ótimas condições”, esclareceu.

Jaca

Jaca
A jaca é um dos sabores do momento

Uma das frutas produzidas em abundância em nossa região neste período do ano é a jaca. Além de saborosa, ela é rica em nutrientes e combate várias doenças. “A jaca fornece energia que pode beneficiar nossas atividades durante o dia. Ela é rica em vitaminas B1, B3 e C, além de possuir ferro, fósforo e cálcio. Também pode ser útil para combater anemia, asma, diarreia e constipação intestinal”, acrescentou a nutricionista.

Mas atenção: ela deve ser consumida com moderação para evitar os quilinhos a mais, já que é uma fruta calórica. Também é recomendado comê-la sozinha, sem misturar com outros alimentos ou bebidas, e mastigá-la bem, para evitar algum transtorno digestivo.

Mamão e laranja

Outra fruta encontrada facilmente por aqui nesta época é o mamão. Segundo a nutricionista, quando maduro, o fruto é diurético e também serve como um laxante natural. “Ele é rico em vitaminas do complexo B. Consumido em jejum, é um ótimo aliado no combate ao diabetes. Uma boa opção é combiná-lo com maçã e pão integral”, recomendou.

Já a laranja, muito consumida em nossa região, é rica em magnésio, potássio, fósforo, ferro, entre outros nutrientes. “Seus principais elementos são os carboidratos, o ácido cítrico e a vitamina C. O sabor doce e ácido ao mesmo tempo abre o apetite e acalma a sede. É uma ótima escolha para o verão”, pontuou Késia.

Muita gente costuma consumir apenas o suco da laranja e ignora o “bagaço”. Mas a nutricionista sugere a ingestão dos dois, principalmente por quem sofre com prisão de ventre. “Hoje, muitas pessoas vivem enfezadas e possuem sérios problemas de constipação intestinal, porque negligenciam os benefícios das fibras que podem ser encontradas nas frutas, a exemplo da laranja”, alertou.

Manga e graviola

Tropical e comum, a manga é outra fruta dessa estação. Saborosa e rica em vitaminas A e C, ela combate várias enfermidades respiratórias, como tosse e bronquite, por exemplo. O ideal é que seja ingerida pela manhã e em jejum.

Mas se você quer perder peso, pode investir na graviola. “Ela é uma fonte de cálcio, magnésio, manganês, potássio e possui vitaminas do complexo B. Também auxilia no emagrecimento, pois promove a sensação de saciedade e tem um ótimo teor de fibras, além de ser uma fruta de baixa caloria. Ela também combate à hipertensão arterial e dores articulares. É um ótimo remédio natural, mas pessoas com sensibilidade digestiva devem evitá-la”, aconselhou.

Dicas

Késia Freitas faz uma recomendação comum a todas as frutas: o ideal é consumi-las sempre com o estômago vazio, pois a digestão será mais rápida. “Se a fruta fica muito tempo no estômago, ela fermenta. Assim, o que deveria ser energia e vitaminas, se transforma em toxina, o que é prejudicial”, ressalvou.

Ela ainda frisa que a ingestão regular desses sabores é um dos requisitos básicos para alcançar um estilo de vida saudável. “Um dos passos para a conquista e manutenção da saúde plena é a ingestão de frutas na quantidade e qualidade certa. Hábitos simples como o de comer frutas diariamente podem evitar inúmeras doenças”, reforçou.

Portanto, seja no outono, inverno, primavera ou verão, o importante é aproveitar o que a natureza oferece e consumir alimentos saudáveis, sem gastar muito.