Contra avanço da Covid-19, Câmara de Itabuna prorroga medidas de prevenção


Legislativo itabunense segue postura recomendada diante da epidemia


Legislativo itabunense segue postura recomendada diante da epidemia do novo coronavírus

Diante da crescente confirmação de casos de infectados pelo novo coronavírus, assim como de mortes em Itabuna, a Câmara de Vereadores decidiu prorrogar por tempo indeterminado as medidas de prevenção. A decisão, disposta na Portaria 009/2020, mantém os efeitos da publicação nº 008/2020, que limita o acesso às dependências da Casa.

Além de respeitar o estado de calamidade pública no município, já reconhecido pela Assembleia Legislativa da Bahia, o Legislativo comunga com a recomendação do Ministério da Saúde, para se evitar aglomerações e optar pelo máximo de distanciamento social possível. Até então, esta é considerada a forma mais prudente de conter o avanço da doença já espalhada pelo mundo.

Até a sexta-feira (24), quando a portaria foi publicada no Diário  Oficial do Poder Legislativo, o boletim da Secretaria Municipal de Saúde apontava a existência de 113 pessoas acometidas pela Covid-19. O número reforça a importância do não acesso de visitantes às dependências da Casa, nem a realização de eventos próprios ou de terceiros.

Teletrabalho e proteção

Conforme o documento agora referendado, caberá às chefias imediatas autorizar o teletrabalho de servidores a elas ligados. Nos casos em que não forem possíveis as atividades à distância, deverão trabalhar em sistema de rodízio e estarem, no máximo, dois em um mesmo espaço.

A Diretoria Administrativa da Câmara ficará incumbida de verificar o cumprimento de medidas para higienização, inclusive com oferta de álcool gel nos gabinetes, departamentos e outros locais de circulação.

Além disso, eventuais funcionários terceirizados que precisem frequentar a Casa também deverão seguir o esquema de rodízio e receber das empresas em que atuem os devidos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). (Fonte: Ascom Câmara)