A programação do Dia Internacional do Cacau 2018, que será realizado pela CEPLAC/MAPA em 18 de setembro, está pronta. O everto, no auditório Hélio Reis, no Cepec”, tem o objetivo de difundir para os produtores e demais atores da cadeia produtiva do cacau novas informações tecnológicas que proporcionem o aumento da produtividade sustentável da lavoura cacaueira e a verticalização da produção
Tendo como temática Central “CEPLAC em Ação”, a programação terá como destaques: a apresentação de projetos exitosos da CEPLAC, que será feita pelo chefe do Centro de Pesquisas do Cacau, Jose Marques Pereira e o lançamento de Clones CEPEC-2176 e CEPEC-2204, com palestra do pesquisador do Cepec, Uilson Vanderlei Lopes, e ainda homenagens a produtores e técnicos que se destacaram na realização das suas atividades e contribuíram para o desenvolvimento da cultura do cacau.
Serão evidenciados também os projetos: “Cacau de Alta Produtividade”, dos Sistemas Agroflorestais com cacau e seringueira, consórcios e conservação ambiental, apicultura, os avanços na prevenção e monitoramento da Monilíase do Cacaueiro, e ainda, capacitação profissional dos jovens empreendedores, produtores e trabalhadores rurais. A programação prevê ainda a assinatura do convênio de Cooperação Técnica entre a CEPLAC e Incra/ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural).
O evento deverá receber aproximadamente 300 participantes, entre técnicos, produtores de cacau, agricultores familiares, chocolateiros, profissionais de comunicação e autoridades regionais. As parcerias e gestões visando à organização do evento estão sendo desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho constituído pelo Coordenador da Superintendência da CEPLAC para BA e ES, Carlos Alexandre Brandão.
Segundo Carlos Alexandre Brandão, “o evento visa fortalecer o relacionamento entre produtores, técnicos e instituições participantes e compartilhar experiências e conhecimentos entre pesquisadores, extensionistas, empreendedores, produtores e trabalhadores da cacauicultura, além de outros atores e instituições ligadas à Cadeia Produtiva do Cacau, como forma de melhorar a sustentabilidade dessa importante atividade”.
Seguindo a tradição de outras edições do evento, serão homenageados os cacauicultores que mais se destacaram no ano, principalmente com relação à alta produtividade do cacaueiro, além de outras categorias como o jovem empreendedor, o melhor produtor que fabrica chocolate, além de servidores da CEPLAC que mais se destacaram nas áreas de cacau e chocolate.