O presidente da Câmara de Itabuna, Erasmo Ávila (PSD), terá mais um biênio para gerir a Casa, onde uma maioria de nomes inéditos exerce a vereança. A eleição da Mesa Diretora, antecipada para o primeiro semestre, devido a uma alteração no regimento interno, ocorreu na tarde de quinta-feira (07). Por decisão unânime, foram mantidos cinco dos seis nomes.
Num discurso emocionado e veemente, o líder do Legislativo afirmou que o resultado ora celebrado demonstra a confiança adquirida junto aos colegas, a quem trata como irmãos. Mais uma vez, diante de um público expressivo, sustentou a ideia de que há UM presidente de forma institucional, mas incentiva que os outros vinte também se sintam presidentes da dita Casa do Povo.
Pertencimento público
Questionado sobre o que deseja como marco para a administração, ele foi taxativo: “O marco principal da nossa gestão será o comprometimento da Câmara Municipal de Itabuna, pra que a população entenda que ser vereador é um trabalho constante. Quando a pessoa se movimenta para entrar na vida pública, precisa entender que, a partir daquele momento, a vida dela passa a ter um pertencimento público. Que possamos entender que nossa função é cuidar da vida das pessoas e isso nós vamos fazer”.
Ele adiantou, inclusive, que a pretensão é ver viabilizada, desde maio, a tão esperada Câmara Itinerante. Como o nome sugere, é realizar mensalmente sessões nos mais diversos bairros da cidade e ali captar de perto as demandas da população. “Um sonho de vinte anos que vamos realizar no município de Itabuna”, disse, animado.
A Mesa Diretora
Serão reconduzidos cinco dos seis edis que exercem os postos de presidente (José Erasmo Ávila Martins/PSD); primeiro vice-presidente (Sivaldo Nascimento dos Reis/PL); segundo vice-presidente (Francisco Gomes dos Santos); primeiro-secretário (Israel Cardoso/Agir) e segundo-secretário Luiz Alberto do Nascimento Roza. Já o terceiro-secretário, na nova composição, será Antônio Felix Nascimento (Piçarra/Solidariedade), que ocupará cargo hoje exercido por Francisco Edes Batista (Republicanos).