A Câmara de Vereadores de Itabuna foi alvo de uma ação nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 20, para apuração de denúncias de “rachadinha”. Até o momento, pelo menos um vereador foi afastado temporariamente do cargo. Além disso, um mandado de busca e apreensão foi cumprido em sua residência.O
O vereador, principal alvo da operação, é Wanderson Pereira Leone, Dando Leone, eleito pelo PDT. Há informações de que deste 2021 ele vinha praticando “rachadinha”. Ou seja, nomeava servidores comissionados na Câmara Municipal, além de indicar servidor para ocupar cargo temporário na Prefeitura. Nós dois casos, com a exigência de repasse de parte das remunerações recebidas.
A operação, denominada de “Partilha”, foi desenvolvida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e da 3ª Promotoria de Justiça local, com apoio das equipes do Gaeco Sul e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O mandado de busca e o de afastamento, de 180 dias, foram expedidos pela 1ª Vara Criminal de Itabuna.