Estudantes de Ilhéus apresentam projeto científico em feira internacional no Rio Grande do Sul


feira, que reuniu mais de 600 projetos científicos de diferentes áreas, desenvolvidos por


As estudantes Marina Carneiro, 17 e Amanda Dantas, 17, do curso técnico em Química, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, localizado em Ilhéus, participaram da 37ª Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia (MOSTRATEC), que ocorreu em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. A feira, que é considerada uma das maiores da América Latina, reuniu mais de 600 projetos científicos de diferentes áreas, desenvolvidos por estudantes do Brasil e exterior.

Durante o evento, as jovens cientistas apresentaram o projeto “Utilização da Taboa (Typha domingensis) na produção do bioplástico”, na categoria Bioquímica e Química, sob a coordenação da professora Margarete Araújo. O projeto visa produzir um bioplástico a partir do amido extraído da Typha domingensis, que é conhecida como Taboa, uma planta aquática encontrada em brejos, manguezais e rios. A finalidade é diminuir o impacto ambiental causado pelo plástico convencional no meio ambiente.

Ainda na MOSTRATEC, as estudantes ganharam da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC) o Prêmio ABRIC de Incentivo à Ciência. Já no Encontro Internacional de Ciências e Tecnologia Estudantil Fenosista (EICYTEF), evento do Panamá realizado de forma virtual, no período de 19 a 21 de outubro, o projeto também ganhou uma credencial para participar do Foro Internacional Ciencia en Puerto Rico (FICEP), que acontecerá em 2023.

A estudante Marina Carneiro falou da experiência obtida com a participação na feira científica. “Esse evento mostrou um novo mundo sobre a divulgação científica que há em toda a América Latina. Fiquei surpresa com a proporção que ela toma. A feira ampliou a minha visão sobre a pesquisa, mostrando o quanto a ciência está presente em nossas vidas, além das avaliações feitas com relação ao projeto, que trouxeram contribuições riquíssimas”.

Para a estudante Amanda Pereira, participar da MOSTRATEC foi uma oportunidade ímpar na sua vida. “O conhecimento científico que adquiri em minha escola foi aprimorado durante toda a feira. Desde a arrumação do stand até a apresentação no evento, foi tudo gratificante. A experiência de conhecer pessoas e projetos de diversos estados e países, que irão contribuir para o meio científico e o avanço do nosso país, foi fantástica”, afirmou.