Um momento histórico para Itabuna. Assim a população de todo o sul da Bahia resume a chegada das Faculdades Santo Agostinho na região, trazendo o primeiro curso de medicina para o município. Na sexta-feira (27), véspera das comemorações pelos 108 anos de emancipação político-administrativa de Itabuna, houve a cerimônia de inauguração.
Estavam presentes lideranças locais, além da comunidade acadêmica, e os integrantes do Conselho Societário do Instituto de Educação Superior Santo Agostinho, Mércio Coelho, Eunápio Augusto Almeida, Hércules Costa e Richardson Xavier.
Para EunápioAugusto, este momento é um marco para a região. Segundo ele, a chegada das Faculdades Santo Agostinho ao Sul da Bahia será um diferencial não apenas para o ensino, mas também para a economia e o desenvolvimento local.
“A Faculdade traz um diferencial em relação à estrutura, como laboratórios, e aquilo que a Instituição tem de melhor – a qualidade em ensino superior. Os alunos que estudarão aqui terão uma estrutura voltada, única e exclusivamente, para a formação de excelência do profissional médico, em relação à saúde, e do Direito, em relação às ciências jurídicas. Esse será um marco para a história da cidade, não apenas para o ensino, mas também para a economia local que agrega e traz o desenvolvimento”, concluiu.
Seleção do “Mais Médicos”
Para chegar a Itabuna, um detalhe fez a diferença: em 2014, a Instituição participou de uma seleção do Programa Mais Médicos, instituído pela Lei Federal 12. 871, de 2013, sendo selecionada para ofertar o Curso de Medicina neste município baiano.
A coordenadora do curso de Medicina, médica e professora Mércia Margotto, está focada no projeto. Ela comentou que esta missão é uma responsabilidade desafiadora. “A magnitude do começar é desafiadora, mas o compromisso, respeito, ética e dedicação dos professores e de todos os colaboradores farão com que tenhamos coragem. Nossa expectativa é de formar jovens médicos que tenham compromisso com a realidade da saúde do nosso país”, destacou.
O prefeito Fernando Gomes viu com bons olhos esta parceria e destacou a importância da Instituição, bem como os benefícios que virão para o município. “Este é um dia de felicidade para Itabuna, que completa 108 anos. A chegada das Faculdades Santo Agostinho na cidade contribuirá para o nosso desenvolvimento, geração de emprego e economia”, disse.
Aulas em agosto
As Faculdades Santo Agostinho de Itabuna começam as atividades com 85 vagas para o curso de Medicina, com aulas no início de agosto. Em breve, a Instituição abrirá o vestibular para o Curso de Direito – primeiro lugar no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Norte de Minas Gerais.
O campus está localizado na avenida Ibicaraí, nº 3270, bairro Nova Itabuna/Itabuna. Informações pelo telefone (38) 3201-2450 – número provisório.