
Filas quilométricas e muitos “BOs” para resolver no primeiro dia de trabalho dos bancários, em Itabuna. Afinal, foram 31 dias de greve, a maior dos últimos 12 anos.
Os bancos foram reabertos nesta sexta-feira (07), após a categoria aceitar a proposta de 8% de reajuste salarial, mais R$ 3,5 mil de abono, apresentada pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) na décima e última rodada de negociações, realizada no final da tarde de quarta-feira (05).
Ao Diário Bahia, o presidente em exercício do Sindicato dos Bancários de Itabuna, Paulo Eduardo fez uma avaliação do movimento. “Certos de que fizemos o bom combate, tivemos a vitória possível. Quero dizer que a caminhada continua. O nosso sindicato começa hoje nossa nova jornada, pois o tempo não para. Estarei em algumas agências”.
Segundo Francisco Alves, diretor financeiro do sindicato, o acordo vale por dois anos. “Para 2017, as regras são outras. Os bancos reajustarão os salários dos bancários pelo INPC +1% de ganho real. A regra vale para todas as verbas salariais, inclusive vales e tiques alimentação”, explicou o sindicalista.