Um grupo de 50 mulheres de todas as idades, de vários bairros de Itabuna, com diferentes profissões e funções sociais, está reunido na sede do Gapa para receber informações sobre HIV/AIDS e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A capacitação, parte do projeto “De Mulher para Mulher: Falando de Prevenção”, oferece informações sobre temas como sexualidade, diversidade sexual e de gênero, auto-cuidado, prevenção combinada, HIV/AIDS/ISTs, sexo seguro, autoestima e saúde sexual.
A proposta do projeto é que, após a capacitação, as participantes multipliquem as informações em suas comunidades. Conforme explica a presidente do Gapa/Itabuna, Suse Mayre Moreira, “essas mulheres vão elaborar um plano de ação, com foco na prevenção, para repassar os conhecimentos adquiridos aqui nos espaços que elas fazem parte. A meta final é atender a mil mulheres e assim contribuir para a redução da incidência de HIV/AIDS/ISTs entre elas do município de Itabuna”.
Aprender e compartilhar
A carga horária total da capacitação será de 40 horas. Nesta primeira etapa, são três dias de curso (20, 21 e 22 de agosto). Em seguida, as mulheres voltarão a se reunir na segunda etapa da capacitação, que será nos dias 04 e 05 de setembro.
Uma das participantes, a agente comunitária de saúde Mariene Bonfim, já planeja: “tudo o que eu aprender aqui vou passar para outras mulheres, vou compartilhar o conhecimento sobre prevenção e ajudar essas mulheres. Então, o projeto não é importante só pra mim, mas pra todas nós”.