O elegante Cerimonial Maison Marie terá na assembleia mensal do Grêmio Ação e Vida, às 15 horas da próxima quinta-feira (9), uma celebração à memória da educadora Myrian Carvalho Lins, que faleceu há seis meses, aos 85 anos. Ela fundou e geriu o grupo durante 15 anos e deixa nele a marca de uma mulher alegre, solidária, cheia de liderança e pioneirismo. Primeira professora de Educação Física de Itabuna e região, Myrian escreveu também uma história de incentivo aos alunos e de valorização do esporte.
Myrian, que por 10 anos foi vice-presidente do Clube da Melhor Idade Grapiúna, fundou o Grêmio Ação e Vida, o qual geriu por 15 anos. Era evidente o papel dela na organização das viagens, nas festas sempre movimentadas, no esforço para manter aquecido o trabalho do grupo. “Ela sempre disse: o clube é aberto a todos; não é só para a Melhor Idade”, afirma Nelson Filho, um dos cinco filhos do casamento de 65 anos da professora com Nelson Lins.
Nelson, hoje com 95 anos, também é um pioneiro, pois foi o primeiro comerciante de armazém de açúcar em Itabuna. O casal veio de Salvador em 1957 e completam a família os filhos Maria de Fátima, Maria Rita (in Memorian), Rosana, Nelson Lins Filho e Rogério.
Desfiles e competições
Os alunos de Myrian certamente sempre se lembrarão daquela entusiasmada professora organizando os desfiles de Sete de Setembro e daquela sempre presente, ativa, interagindo nos campeonatos interestaduais.
A comunidade católica também deverá lembrar-se de quem fundou o grupo de oração Mãe Peregrina e da figura atenta às necessidades das instituições de caridade. Entre elas, o Abrigo São Francisco de Assis e a Casa Cordolina Loup, até hoje ajudados pela família dela.